Cardeal-de-topete-vermelho, ave que encanta por sua exuberância

O cardeal-de-topete-vermelho é uma ave típica da América do Sul, conhecida como cardeal, galo-de-campina e guiratirica. Encontrada principalmente da Argentina, até as terras bolivianas, a espécie Paroaria coronata pode ser visualizada nas regiões sul, sudeste e centro-oeste do Brasil; onde chama a atenção pela exuberância de suas cores.

Cardeal (imagem: https://bit.ly/3JM7KQI)

Conheça a espécie

O cardeal, em termos da zoologia, é uma ave que faz parte da ordem Passeriformes, onde estão inseridas algumas das espécies mais conhecidas do Brasil; tais como o canário-da-terra, a andorinha e o arapaçu-de-bico-torto. Além disso, é uma representante da família Thraupidae, uma família cujas aves apresentam penas coloridas e cantos bem característicos, sendo infelizmente alvo de caça ilegal e tráfico de animais silvestres.

Já em termos morfológicos, o cardeal-de-topete-vermelho é um pássaro que chega a medir cerca de 18 centímetros; caracterizado pela presença de peito branco, dorso mais acinzentado, e um belo topete vermelho sangue; que é sua marca registrada na idade adulta, uma vez que quando jovem, o topete apresenta cor de ferrugem. Ao contrário de muitas espécies de aves, a guiratirica não apresenta dimorfismo sexual, sendo o macho semelhante à fêmea.

Paroaria coronata (imagem: Allan Hopkins – https://www.flickr.com/photos/hoppy1951/49039332927)

Hábitos do Cardeal-de-topete-vermelho

Habitante principalmente de bordas de matas de vegetação alta, é facilmente visualizada sobre o solo, onde forrageia à procura de alimento. E, por falar em alimentação, trata-se de uma espécie onívora, que se alimenta principalmente de grãos e de pequenos artrópodes, como os insetos.

Na época de muda, é comum que essa espécie forme pequenos bandos; embora seja comumente encontrada aos pares, sendo bem territorialista no período reprodutivo. Nesse período, após a construção do ninho, a fêmea põe de 2 a 4 ovos, dos quais os flhotes nascem após um período médio de 13 dias. Vale ressaltar ainda que, em uma temporada reprodutiva, é comum acontecerem até 4 ninhadas. Além disso, após o nascimento, o cardeal-de-topete-vermelho vive tem uma expectativa de vida relativamente longa, chegando até os 20 anos de idade.

Be the first to comment on "Cardeal-de-topete-vermelho, ave que encanta por sua exuberância"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.