Bico-virado-da-caatinga, ave de beleza peculiar, típica da Caatinga

Dentre as aves brasileiras ainda não tão conhecidas, o bico-virado-da-caatinga é uma das principais, mas que chama a atenção por uma característica bastante peculiar: seu bico ao contrário, o que lhe confere um de seus nomes populares.

Também conhecida como bico-virado-grande, a espécie Megaxenops parnaguae, é uma espécie encontrada exclusivamente no Brasil; sendo endêmica da região da Caatinga. Desse modo, esta ave pode ser visualizada entre os estados de Piauí, Ceará, Bahia, Sergipe, e até mesmo no norte do estado de Minas Gerais.

Bico-virado-da-caatinga (imagem: Pinteret -https://br.pinterest.com/pin/429249408225513886/)

Conheça a espécie

Assim como algumas espécies mais comuns, como a harpia, o sanhaço, a rendeira e o tucano, o bico-virado-da-caatinga é uma espécie de ave; sendo uma representante da família Furnariidae, onde estão classificadas algumas espécies tais como o joão-de-barro; as quais se caracterizam por construir ninhos em forma de fornos e pela coloração mais amarronzada.

Com um comprimento de cerca de 16 centímetros, e um peso de 26 gramas; o bico-virado-da-caatinga apresenta tons de marrom voltados para o laranja; ao passo que a parte embaixo do bico é mais esbranquiçada, e seus pés são mais esverdeados. Mas, o que realmente chama a atenção nessa espécie é o seu bico, que é literalmente virado, com a ponta para cima. Além disso, essa espécie não apresenta dimorfismo sexual, de modo que machos são semelhantes às fêmeas.

Megaxenops parnaguae (imagem: Wikimedia Commons)

Hábitos do Bico-virado-da-caatinga

Em relação a sua alimentação, o bico-virado-da-caatinga é uma espécie que tem preferência por insetos, sendo capaz até mesmo de retirar cascas de árvore para conseguir capturar larvas desses insetos. Além disso, é uma ave que normalmente acompanha bandos mistos de árvores; e cujos hábitos reprodutivos ainda não são conhecidos.

Be the first to comment on "Bico-virado-da-caatinga, ave de beleza peculiar, típica da Caatinga"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.