Gavião-real, considerada a ave mais forte do mundo

O gavião-real (Harpia harpyja), também conhecido como harpia, uiraçu ou gavião-de-penacho, é considerada uma das maiores aves de rapina do mundo. Encontrada no continente americano como um todo, essa ave é frequentemente encontrada na América do Sul e na América Central; e chama a atenção não somente por seu tamanho, mas também por sua beleza e por sua imponência.

Gavião-real (foto: https://www.wikiaves.com.br/wiki/gaviao-real)

Descrição

A harpia tem um porte bem grande, que garante a ela o título de ave mais forte do mundo. Possui um comprimento de aproximadamente 1 metro, e sua envergadura de asas pode chegar a medir até 2 metros. Além disso, sua força se dá também por seu peso, o qual gira em torno de 5 kg em machos, podendo chegar a até 10 kg em fêmeas; indiciando um dimorfismo sexual bem visível.

Sua coloração normalmente é bem acinzentada, sendo as asas e partes superiores bem escuras. Já as partes inferiores são esbranquiçadas, sendo que o peito possui uma faixa cinza escuro; além disso, a cauda apresenta coloração branca, sendo as pontas bem escuras. A cabeça acinzentada se caracteriza por ter uma faixa de penas eréteis, as quais formam uma crista, que explicam o nome “gavião-de-penacho”.

Por ser uma ave de rapina, que refere-se ao grupo de aves carnívoras caracterizadas por raptar o alimento através de uma caça bem ativa, possui algumas características peculiares. Dentre estas, estão a presença de garras longas e afiadas, bico curvo, excelente capacidade de voo, além de uma alta qualidade visual e auditiva.

Harpia (foto: https://www.pensamentoverde.com.br)

Como vive o Gavião-real?

Ao longo de sua vida, que pode durar até 40 anos essa ave vive sozinha até os 9 anos, aproximadamente, quando ainda não atingiu a maturidade sexual. Todavia, a partir daí, tem início sua fase reprodutiva, havendo corte para atração do parceiro, o qual será seu companheiro para o resto da vida.

Seu ninho, cujo tamanho pode ser comparado ao de um tuiuiú, geralmente é construído em árvores bem altas, como as castanheiras; onde são botados até 2 ovos, que ficam incubados em torno de 50 dias. Após o nascimento do filhote, o macho é responsável pelo cuidado no ninho, ao passo que a fêmea vai caçar o alimento. O filhote, que tem coloração bem mais clara comparada à de seus pais, vive com eles até atingir uma idade aproximada de 4 anos, quando passa a viver sozinho.

De hábitos diurnos, o gavião-real é encontrado principalmente na região amazônica, uma vez que é vítima da ação humana de destruição de seu habitat. Durante o dia, caça seus alimentos, que são animais de porte variado, como preguiças, araras azuis, tatus, dentre outros; podendo capturar presas cujo peso se assemelha ao da própria harpia.

Be the first to comment on "Gavião-real, considerada a ave mais forte do mundo"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.