Uma dúvida muito comum quando o assunto é animais é a seguinte: quais são as aranhas mais venenosas do Brasil? E você provavelmente já se fez essa pergunta.
Por ser um país de clima tropical, com uma área continental, o Brasil é riquíssimo em biodiversidade; abrigando milhares de espécies animais e vegetais; algumas delas bem peculiares, e até mesmo venenosas, como algumas espécies de aranhas.
Contudo, nem todas elas são capazes de fazer algum mal ao ser humano, de modo que é necessário conhecê-las e ter bastante atenção para evitar acidentes ou medidas desnecessários. Por isso, conheça a seguir as aranhas mais venenosas do Brasil, e entenda um pouco mais sobre elas.
Aranhas mais venenosas do Brasil
1) Aranha-marrom – Loxesceles spp.
Encontrada principalmente em ambientes mais escuros, essa espécie é muito frequente nas casas brasileiras, onde se esconde atrás de móveis, em sótãos, porões e outros ambientes nesse estilo.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!De tamanho bem pequeno, são mais ativas durante a noite, e principalmente no verão. Seu veneno é o mais perigoso dentre as espécies brasileiras, sendo causador de necrose, que, se não tratada, pode levar a sérias complicações.
2) Aranha-armadeira – Phoneutria spp.
Encontrada em praticamente todo o território brasileiro, a aranha-armadeira tem um nome científico que por si só já evidencia a gravidade da situação, uma vez que significa “assassina”.
Como seu nome sugere, ao atacar, ergue as patas da frente como se estivesse armando um bote; sendo capaz de picar até mesmo se não se sentir incomodada. No geral, habita locais escuros, e é responsável por cerca de 50% dos acidentes com aranhas, merecendo uma atenção bem maior. Um dos locais que mais atraem essas aranhas são folhas de bananeira, merecendo muita atenção.
3) Viúva-negra – Latrodectus spp.
Com cerca de 1 centímetro de comprimento, essa aranha é conhecida principalmente pelas cores preta e vermelha, e pelo fato de a fêmea comer o macho logo após a cópula.
Capaz de produzir um veneno neurotóxico, essa aranha, ao picar, causa uma dor considerável, principalmente nos músculos, afetando inclusive o sistema cardiovascular.
Por que a caranguejeira não entra na lista?
Você deve estar se perguntando o motivo de a aranha-caranguejeira não entrar nessa lista, não é mesmo? E a resposta é que seu veneno não é capaz de causar males ao ser humano, sendo uma aranha que causa mais susto pela sua aparência do que pelo seu veneno. Por isso, ao ver uma caranguejeira por aí, deixe que ela siga seu caminho, e se alimente de outros animais que podem ser indesejados no ambiente.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp