Tamarilho fruto exótico mas repleto de nutrientes para a saúde

Tamarilho (Solanum betaceum) originado da América do Sul é conhecido também por  tamarillo, tomate arbóreo, tomate japonês, tomate francês e ainda pouco popular, sendo considerado como alimento exótico.

Ele é encontrado na região dos Andes e prefere locais mais altos que variam de 1000 a 3000 metros de altitude.

Conheça o Tamarilho

A planta de pequeno porte, pode alcançar até dois metros de altura, prefere solos ricos em nutrientes e clima mais ameno para sua produção, mas se adapta à temperaturas mais altas. Não tolera locais que têm geada. Sua reprodução é por sementes, mudas ou estacas.

Ele possui forma oval, sua casca é verde, vermelha ou âmbar. Sua polpa é de cor amarelada e mistura os sabores doce e azedo. Suas sementes são pequenas e comestíveis.

Existem vários tipos de tamarilho, que são conhecidos pela cor de sua casca. O que apresenta cor mais avermelhada possui textura macia e adocicada. O de cor amarela, tem textura consistente e gosto mais ácido.

Benefícios do Tamarilho

Ele é rico em fibras, vitaminas A, B1, B6, C e variados sais minerais tais como potássio, cobre e manganês. Ele possui um bom teor de antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce e fortalecem o sistema imunológico; além de ajudarem na prevenção de gripes, resfriados, no controle da pressão arterial e no bom funcionamento intestinal.

Utilização do Tamarilho

Ele é usado em saladas, sucos, guisados, geleias, molhos, compotas, recheios de bolos e variadas preparações culinárias em várias regiões do planeta. Ele pode ser empregado em receitas doces ou salgadas.

Na medicina popular, ele é usado em forma de cataplasma quente, aproveitando a fruta e as folhas, que auxiliam no tratamento de inflamações das amígdalas e outras complicações causadas na garganta.

Onde encontrar o Tamarilho?

Ele é facilmente encontrado em feiras livres, mercados municipais em outros países tais como Nova Zelândia, Portugal e Califórnia.

No Brasil, nos estados da Bahia, Minas Gerais, São Paulo de Rio Grande do Sul ele é encontrado mais facilmente em quintais das casas ou de chácaras.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Tamarilho

Tamarilho

3 Comments on "Tamarilho fruto exótico mas repleto de nutrientes para a saúde"

  1. REALMENTE! TIVE UMA EXPERIÊNCIA MUITO BOA COM O TOMATE JAPONÊS, GOSTEM. COMENDO ELE COMO JILÓ.
    AMARGA, MAIS E MARAVILHOSO PARA O INTESTINO PRESO. É DA PARA SENTIR FAZER DIGESTÃO.

  2. QUERIA CONHEÇER, SABES INFORMAR ONDE COMPRO AQUI EM NATAL – RN ?

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.