Sorgo desde a antiguidade conhecido por sua versatilidade

Avalie esta postagem

Sorgo (Sorghum bicolor) é uma planta de origem africana; cultivada desde os tempos mais remotos e vem ganhando importância na alimentação brasileira. Ele é conhecido em outros países como Sorghum (United States, Austrália), durra (África), jowar (Índia) e bachanta (Etiópia).

Conheça o Sorgo

É uma gramínea de ciclo anual, que alcança entre 2 e 3 metros de altura, em forma de touceira, adaptável a qualquer tipo de temperatura, tolerando até geadas. Pouco exigente em relação ao solo e bem tolerante à estiagens. Produz folhas verdes e alongadas; Suas flores possuem forma de espigas e variam em tons amarelados e visitados por insetos. Propaga-se por sementes ou mudas.

No Brasil, há o cultivo de quatro tipos de sorgo que são o granífero, o forrageiro, o sacarino e o vassoura.

Propriedades do Sorgo

Ele é rico em fibras, vitaminas A, B, C, sais minerais tais como ferro, cobre, magnésio, fosforo e zinco. Possui propriedades antioxidantes, anticancerígenas, digestivas, hipoglicemiantes e energética.

Seu consumo regular contribui para a prevenção do envelhecimento precoce, no fortalecimento do sistema imunológico e para auxiliar no controle da diabetes.

Como é de fácil cultivo pode ser uma boa indicação para erradicar a fome em comunidades mais carentes.

Utilização do Sorgo

No Brasil, ele é mais conhecido para alimentação animal, mas aos poucos a indústria alimentícia vem descobrindo seus nutrientes e aproveitando-os em várias combinações alimentares.

Na África e Ásia constitui como um importante alimento para a população, sendo utilizado basicamente na forma de farinha. Algumas tentativas de introdução deste hábito alimentar no Brasil tem sido efetuada na Região Nordeste.

Ele vem sendo utilizado em diversos ramos da indústria para produção de amido, farinha, cerveja, cera, melaço e óleo comestível. Ele produz ainda uma infinidade de subprodutos, dependendo do grau de industrialização a que seja submetido. A farinha originada da planta pode também ser misturada com a do trigo para fabricação de pães, biscoitos e massas.

Onde encontrar o Sorgo?

Ele é encontrado em plantações comerciais, em quintais das casas de roça, em sites que comercializam sementes e diversos alimentos e em vários produtos alimentícios.

Sorgo

Sorgo

Sorgo

Sorgo

Sorgo

Sorgo

Be the first to comment on "Sorgo desde a antiguidade conhecido por sua versatilidade"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.