Irara, mamífero pouco conhecido, presente em todo o território brasileiro

A irara (Eira barbara), também conhecida como papa-mel e jaguapé, é um mamífero habitante das Américas, desde o México, até a região norte da Argentina. No Brasil, é frequentemente encontrado em diversos biomas, tais como Mata Atlântica, Cerrado e Amazônia; não sendo visualizada somente em áreas de Caatinga.

Irara (foto: http://eearedes.blogspot.com/2019/07/a-fauna-de-aredes-8-eira-barbara.html)

Características da espécie

Esse animal de beleza peculiar é um representante do grande grupo dos mamíferos, em que se encontram animais endotérmicos, ou seja, animais que mantêm a temperatura corporal constante, que possuem glândulas mamárias e pelos. Dentro desse grande grupo, a irara está classificada como uma espécie carnívora da família Mustelidae, onde estão alocados os animais de corpo mais alongado e patas pequenas com garras, tal como a ariranha.

Só por aí, já dá pra ter uma ampla noção de algumas das principais características da jaguapé, que além de apresentar corpo longo, com quase 70 centímetros e uma cauda que pode chegar a 45 centímetros; apresenta também membros bem curtos, com pequenas garras nas pontas, e um peso que pode chegar a mais de 10 kg a depender do indivíduo. Assim como os demais mustelídeos, sua coloração é mais amarronzada, podendo ter tons mais escuros à medida que se aproxima da cauda.

Eira barbara (foto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Irara)

Hábitos da Irara

Uma curiosidade bem interessante sobre esse animal é que ele vive preferencialmente sozinho, de modo que, quando visualizado com mais indivíduos, normalmente trata-se da fêmea com seus filhotes. Além disso, por ser um mamífero normalmente associado a áreas de floresta, possui uma excelente capacidade de escalada, e também excelentes habilidades de natação; podendo se locomover por vários quilômetros por dia.

Como você deve estar pensando, o nome popular “papa-mel” não é em vão. Isso porque, um dos alimentos preferidos na dieta desse mamífero é o mel, o que evidencia que, embora seja um animal da ordem Carnivora, trata-se de um mamífero onívoro. Entretanto, vale ressaltar que sua alimentação é bem variada, se alimentando de aves, roedores, bichos-preguiça, pequenos frutos, e outros alimentos diversos.

No que se refere à reprodução, assim como os demais mamíferos, após a cópula, há uma gestação intrauterina que pode durar cerca de 2 meses e meio; gerando em média 2 filhotes; os quais nascem pesando cerca de 100 gramas, e são altriciais, de modo que são completamente indefesos. Desse modo, necessitam de cuidado parental, o qual é exercido exclusivamente pela fêmea.

Be the first to comment on "Irara, mamífero pouco conhecido, presente em todo o território brasileiro"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.