Couve Ornamental chama atenção pelo colorido e beleza

Couve Ornamental (Brassica oleraceae) é originada da Europa, utilizada para finalidades ornamentais; por causa de sua beleza, que enfeita os espaços onde está presente. Ela é conhecida também por repolho ornamental e Couve de Jardim.

Acredita-se que a planta chegou ao Brasil com os imigrantes europeus, que se instalaram principalmente na região sul do País.

Couve Ornamental

Couve Ornamental (site www.coisasdaroca.com foto Evandro Marques)

Descrição

Ela é uma planta de ciclo perene, com caule curto, cujas folhas são dispostas em forma de roseta, que alcança aproximadamente 20 a 30 cm de altura. Prefere regiões com clima mais ameno, solo rico em nutrientes e rega constante sem encharcamento.

Produz folhas grandes, arredondadas, cerosas, franjadas, com margens crespas, sendo que as mais externas são de cor verde-azulada e as do centro podem ser brancas, róseas ou roxas; mas as cores variam de acordo com a temperatura da região. As folhas são comestíveis, mas apresentam um suave sabor amargo às preparações culinárias.

Suas flores são pequenas e amarelas, dispostas em inflorescências eretas, cuja importância ornamental é secundária. Sua propagação é pelas sementes.

Propriedades

Couve Ornamental

Couve Ornamental (site www.coisasdaroca.com foto Evandro Marques)

Ela possui muitas vitaminas, sais minerais e antioxidantes. Mas seu uso na culinária ainda é restrito, pois sua beleza predominante é aproveitada em projetos paisagísticos, em várias cidades.

Serve para quê?

Ela pode ser cultivada em vasos, canteiros, jardineiras e jardins, formando belas bordaduras ou em conjunto com outras plantas.

A hortaliça é comestível, mas seu consumo é pouco apreciado por apresentar folhas muito duras e sabor bastante amargo.

Ela pode ser ingerida em sucos e saladas, mas principalmente para quem aprecia o sabor forte e amargo de suas folhas; que oferecem um belo colorido às preparações.

Couve Ornamental

Couve Ornamental (site www.coisasdaroca.com foto Evandro Marques)

Onde encontrar?

Ela é encontrada em praças, canteiros, vias e jardineiras, principalmente de regiões mais frias tais como em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, que enfeita suas praças com as belas plantas ornamentais, que chama atenção pelo colorido e beleza. Ela é comercializada em sites especializados na venda de sementes e plantas variadas.

Be the first to comment on "Couve Ornamental chama atenção pelo colorido e beleza"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.