Benefícios e propriedades medicinais da Ioimbina para a saúde

Ioimbina (Pausinystalia johimbe) é uma planta nativa da África, sendo muito utilizada na medicina popular e conhecida como Pau-de-cabinda. Ela é conhecida ainda em inglês como yohimbe; e em francês por écorce de yohimbe e hydrochlorure de yohimbine.

Ioimbina (foto https://www.medicalnewstoday.com/articles/yohimbe)

Descrição

A Árvore pode atingir de 9 a 30 metros de altura, e seu tronco produz casca rugosa de cor avermelhada a marrom-acinzentada. As folhas possuem de 24 a 47 centímetros de comprimento, por 10 a 17 cm de largura, e suas glabras são obovadas, cuneadas ou arredondadas.

A espécie prefere solos ricos e bem drenados, sendo de rápido crescimento e bem tolerante a seca; além de pouco exigente em relação a variação de temperatura. Propaga-se por sementes.

Propriedades Medicinais

Ela apresenta algumas propriedades medicinais tais como afrodisíaca, vasodilatadora, tônica e hipotensora, sendo muito comum na medicina popular, em países africanos tais como Nigéria, Angola, Camarões, República do Congo, Gabão e Guiné Equatorial.

Serve para quê?

As cascas do tronco, em forma de chá, são usadas, na medicina popular, para alívio de febre, tosse, lepra e como afrodisíacas, sendo clinicamente comprovadas para a impotência. Possuem ação vasodilatadora principalmente sobre os órgãos sexuais, daí vem o reconhecimento como afrodisíacas.

Elas são usadas ainda como estimulante moderado para evitar sonolência; como alucinógeno, indicadas para tratamento de angina de peito; e como tônico geral, sendo empregadas como potenciador de desempenho para os atletas; além de empregadas para aumentar a clareza das vozes dos cantores durante as longas festas.

Ioimbina (foto https://healthorg.info/)

Sua madeira é flexível, por isso amplamente usada para fabricação de mecanismo de armadilha; enquanto os postes jovens são usados ​​em construção de pequenas casas tradicionais. A casca interna é usada no artesanato para produção de variadas cestas.

Onde encontrar?

Ela é comercializada em forma de cápsulas, ou em cascas devidamente picadas, além de comercializada como suplementos, em sites que vendem plantas medicinais e farmácias de manipulação.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Benefícios e propriedades medicinais da Ioimbina para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.