Mirtilo, pequeno e poderoso para a saúde e longevidade

Mirtilo (Vaccinium sp.) é de origem incerta, mas cresce espontaneamente na América do Norte e na Ásia; e tornou-se a fruta predileta dos norte-americanos. Ele é conhecido como arando, airela, uva do monte e blueberry; além de ser apelidado como fruta da longevidade.

Conheça o Mirtilo

É um arbusto de médio porte, que pode atingir até três metros de altura, prefere clima temperado a bem frio, solos ricos em nutrientes e rega constante sem encharcamento. Seus frutos são pequenos e variam de azulados a arroxeados. Possui polpa suculenta e doce. Propaga-se por mudas ou estaquias.

Propriedades do Mirtilo

Ele possui propriedades antioxidante, antidiarreica, antibacteriana, anticancerígena, digestiva, anti-inflamatória, febrífuga; além de possuir ácido fólico, vitaminas A, B e C e diversos sais minerais tais como cobre, zinco, cromo, manganês e ferro.

Benefícios do Mirtilo

Seu consumo regular auxilia na prevenção do envelhecimento precoce, no fortalecimento do sistema imunológico, na saúde da circulação, da pele, do intestino, da visão e da memória.

Utilização do Mirtilo

Ele é usado em diversas receitas culinárias tais como bolo, geleias, mousses, tortas, bolos, crepes, smoothies, shakes, compotas e na forma natural, na forma de suco ou em saladas de frutas; além de ser usado como corante de vinhos finos.

Na medicina popular, ele é indicado para diarreias, para alívio de febres e para prevenção de inflamações na boca e diminuição de catarro.

O consumo da fruta auxilia ainda na manutenção da memória, na mobilidade das pessoas da terceira idade; além de ajudar na prevenção de câncer devido às suas propriedades antioxidantes; pois combate o surgimento de radicais livres.

Onde encontrar o Mirtilo?

Ele é encontrado em lavouras comerciais, em feiras livres, mercados municipais e em sites que comercializam produtos orgânicos.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Mirtilo (foto fonte http://www.lideragronomia.com.br/2012/08/mirtilo-plantio-fruta-blueberry--propriedades-medicinais.html)

Mirtilo (foto fonte http://www.lideragronomia.com.br/2012/08/mirtilo-plantio-fruta-blueberry–propriedades-medicinais.html)

Mirtilo (http://www.dom-mirtilo.com/)

Mirtilo (http://www.dom-mirtilo.com/)

Be the first to comment on "Mirtilo, pequeno e poderoso para a saúde e longevidade"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.