Propriedades medicinais e utilização da Curriola

Curriola (Pouteria ramiflora) é uma planta nativa do cerrado brasileiro, conhecida popularmente por vários nomes tais como leiteiro-preto, massaranduba, ibacoixa, guajara, mandapuca, grão-de-galo, pitomba-de-leite e grão-de-galo-do-cerrado.

Descrição

É uma espécie arbórea, que atinge aproximadamente 10 metros de altura, possui látex geralmente branco em todas as suas partes; além de possuir crescimento moderado, e adaptar-se a lugares abertos, sendo indicada para plantio em áreas de preservação permanente.

Curriola (foto http://www.plantsoftheworldonline.org/)

A espécie é bem resistente a variações de temperatura, sendo pouco exigente em relação à frequência de rega.

Sua brotação acontece na transição da seca para o período chuvoso, a floração se apresenta no período de seca e a maturação dos frutos na época chuvosa.

A flor é tubular, pequena, esverdeada, sendo preferida por pequenos insetos tais como borboleta, mariposa e abelha. O fruto é comestível e ligeiramente adocicado. Produz anualmente pequena quantidade de sementes, que são amplamente disseminadas por morcegos.

Propriedades Medicinais

Ela possui as seguintes propriedades medicinais tais como anti-inflamatória, antinociceptiva, citotóxica, antimicrobiana, antifúngica, antioxidante e fotoprotetora.

Serve para quê?

Curriola (foto http://cerradonline.blogspot.com/)

A planta é muito conhecida na medicina popular do cerrado mato-grossense; sendo usada para ajudar no tratamento de hiperlipidemia e obesidade. A raiz é empregada ainda contra verminose, disenteria, dores e inflamação.

A madeira é empregada para tabuado em geral, para acabamentos internos na construção civil, tais como ripas, guarnições, divisórias, ou para confecção de brinquedos e caixotaria.

Possui características ornamentais que a recomendam para o paisagismo em geral; além de empregada em recuperação de áreas degradadas e de preservação.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Propriedades medicinais e utilização da Curriola"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.