Babaçu: nativa da América, utilizada para diversas finalidades

Babaçu (Orbignya phalerata Martius) é uma palmeira nativa das Américas; encontrada facilmente na região amazônia e no cerrado brasileiro. Ela é nominada popularmente por baguaçu, coco-de-macaco e, na língua tupi, de uauaçu.

Ela é conhecida pelos índios desde os tempos mais remotos, que a utilizam para diversas finalidades, além de alimento. A planta é muito popular entre os maranhenses que a utilizam de diversas formas.

Cultivo do Babaçu

É uma árvore de grande porte, que pode alcançar até 30 metros de altura. Prefere clima tropical; além de ser bem resistente às intempéries da natureza, pois ele é está presente desde a Amazônia até o Cerrado.

Produz longos cachos com flores amareladas, que são muito visitada por insetos. Cada cacho produz em média de 300 a 500 frutos. No interior de cada coco, há de 3 a 5 amêndoas utilizadas em diversas finalidades. Propaga-se por mudas ou sementes.

Babaçu (foto fonte https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/1463722/embrapa-investe-em-pesquisas-com-palmeiras-nativas---)

Babaçu (foto fonte https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/1463722/embrapa-investe-em-pesquisas-com-palmeiras-nativas—)

Utilização da Babaçu

A palmeira é amplamente aproveitada, pois praticamente todas as partes da planta são utilizadas em diversas aplicações tais como:

  • Seus frutos, além de comestíveis, após maceração, produzem óleo comestível, combustível biodegradável e fibra para queima direta.
  • As amêndoas retiradas dos frutos produzem leite utilizado na alimentação e na criação de diversas receitas culinárias, tais como bolo, biscoitos e cookies.
  • A farinha produzida é amplamente usada na preparação de mingau e papas; pois é rica em fibras e propriedades anti-inflamatória e analgésica; sendo benéfica para o funcionamento intestinal e combate à flatulência.
  • Seu tronco dá origem a construções de casas, canoas, artesanatos e cabos de algumas ferramentas.
  • Suas folhas servem para cobrir as casas dos ribeirinhos, para o artesanato, alimentação dos animais; além de servir de chama de fornalhas, fornos e fogões a lenha.
  • Seu palmito, extraído da planta ainda jovem, faz parte de várias receitas culinárias.

Óleo de Babaçu

O produto mais popular do Babaçu é o óleo do coco, pois ele é utilizado na indústria cosmética, alimentícia, de sabões, detergentes e lubrificantes.

Ele faz parte ainda da alimentação das comunidades da região do Cerrado e transição com a Amazônia; além de gerar renda para as catadoras de coco, que vivem da extração da palmeira.

Babaçu ( foto fonte http://www.dicionariotupiguarani.com.br/dicionario/babacu/)

Babaçu ( foto fonte http://www.dicionariotupiguarani.com.br/dicionario/babacu/)

Be the first to comment on "Babaçu: nativa da América, utilizada para diversas finalidades"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.