Babaçu (Orbignya phalerata Martius) é uma palmeira nativa das Américas; encontrada facilmente na região amazônia e no cerrado brasileiro. Ela é nominada popularmente por baguaçu, coco-de-macaco e, na língua tupi, de uauaçu.
Ela é conhecida pelos índios desde os tempos mais remotos, que a utilizam para diversas finalidades, além de alimento. A planta é muito popular entre os maranhenses que a utilizam de diversas formas.
Cultivo do Babaçu
É uma árvore de grande porte, que pode alcançar até 30 metros de altura. Prefere clima tropical; além de ser bem resistente às intempéries da natureza, pois ele é está presente desde a Amazônia até o Cerrado.
Produz longos cachos com flores amareladas, que são muito visitada por insetos. Cada cacho produz em média de 300 a 500 frutos. No interior de cada coco, há de 3 a 5 amêndoas utilizadas em diversas finalidades. Propaga-se por mudas ou sementes.
Utilização da Babaçu
A palmeira é amplamente aproveitada, pois praticamente todas as partes da planta são utilizadas em diversas aplicações tais como:
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!- Seus frutos, além de comestíveis, após maceração, produzem óleo comestível, combustível biodegradável e fibra para queima direta.
- As amêndoas retiradas dos frutos produzem leite utilizado na alimentação e na criação de diversas receitas culinárias, tais como bolo, biscoitos e cookies.
- A farinha produzida é amplamente usada na preparação de mingau e papas; pois é rica em fibras e propriedades anti-inflamatória e analgésica; sendo benéfica para o funcionamento intestinal e combate à flatulência.
- Seu tronco dá origem a construções de casas, canoas, artesanatos e cabos de algumas ferramentas.
- Suas folhas servem para cobrir as casas dos ribeirinhos, para o artesanato, alimentação dos animais; além de servir de chama de fornalhas, fornos e fogões a lenha.
- Seu palmito, extraído da planta ainda jovem, faz parte de várias receitas culinárias.
Óleo de Babaçu
O produto mais popular do Babaçu é o óleo do coco, pois ele é utilizado na indústria cosmética, alimentícia, de sabões, detergentes e lubrificantes.
Ele faz parte ainda da alimentação das comunidades da região do Cerrado e transição com a Amazônia; além de gerar renda para as catadoras de coco, que vivem da extração da palmeira.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp