Saí-azul, uma das aves mais coloridas do Brasil

Uma das aves mais bonitas e coloridas do país é o Saí-azul, também conhecido como saíra-de-bico-fino e saí-bicudo; cujo nome científico é Dacnis cayana.

Distribuído em grande parte do território brasileiro, o Saí-azul é uma ave que pode ser encontrada em quase todos os biomas do país; e também em outros países da América do Sul.

Saí-azul (imagem: Getty Images via Canva)

Saí-azul (imagem: Getty Images via Canva)

Características da espécie

A saíra-de-bico-fino, tal como as demais aves, possui um corpo revestido por penas, e ossos pneumáticos que facilitam o voo. Tal como o galo-da-serra, tiê-sangue e outros nomes conhecidos, trata-se de uma espécie da ordem Passeriformes, sendo uma ave de pequeno porte.

Desse modo, tem um tamanho que não passa dos 15 centímetros, e um peso que gira em torno dos 16 gramas. Contudo, o que chama a atenção e permite diferenciá-lo das demais aves é sua coloração. Isso se deve ao fato de que o macho é azul e preto, o que gera um contraste belíssimo e único na natureza.

Já a fêmea, por sua vez, é diferente do macho, uma vez que é uma espécie com dimorfismo sexual, sendo verde, com a cabeça mais azulada, e pequenos traços na cor preta.

Dacnis cayana (imagem: Getty Images via Canva)

Dacnis cayana (imagem: Getty Images via Canva)

Hábitos do Saí-azul

O saí-azul é uma ave onívora, que se alimenta tanto de néctar e frutos, quanto de pequenos insetos; os quais encontra tanto em bordas de florestas, quanto em áreas de campos.

No que se refere a sua reprodução, a maturidade sexual se dá por volta de 1 ano de idade, quando vão à procura de parceiros para o acasalamento. Após a cópula, a fêmea possui a tarefa de construir o ninho, o qual será defendido pelo macho. Nesse ninho, que possui o formato de uma taça, e se localiza na copa das árvores, são colocados em média 3 ovos incubados pela fêmea.

Após o nascimento, ambos os pais são responsáveis por alimentar os filhotes, que permanecem no ninho por 2 semanas, a partir de quando começam a alçar voos.

Be the first to comment on "Saí-azul, uma das aves mais coloridas do Brasil"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.