Kikan pequena mas poderosa para a saúde

Kikan planta de origem asiática, muito popular entre os japoneses, que a trouxeram para o Brasil e iniciaram o cultivo da planta em terras brasileiras, no estado de São Paulo.

Ela é conhecida por vários nomes tais como “Kumquat” ou “chin kan” em chinês, e kinkan, em japonês, que significam “laranja de ouro”. Os japoneses a chamam também de laranja da felicidade.

Conheça a Kikan

A planta de pequeno porte, que pertence ao gênero Fortunella, adapta-se facilmente a diferentes ambientes; é de fácil cultivo, preferindo solos adubados, rega frequente, mas sem encharcamento.

Ela cresce em vasos, canteiros, jardins e em lavouras comerciais. Suas flores brancas e perfumadas aparecem na primavera. Os pequenos frutos, pequenos e esféricos, se apresenta na cor amarela, durante o outono; possuem sabor levemente ácido, mas sua casca é mais adocicada. Propaga-se por mudas e estaquias. Não produz espinhos e é bem resistente às pragas.

Ela é cultivada em várias regiões do planeta e faz parte da alimentação de vários povos, por causa de variados nutrientes benéficos para a saúde.

Benefícios da Kikan

Ela é rica em vitamina A e C, sais minerais tais como cálcio, ferro e fósforo, alto teor de fibras e antioxidantes. Seu consumo regular auxilia no funcionamento intestinal, no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção de gripes, resfriados e do envelhecimento precoce.

Utilização da kikan

A kikan pode ser consumida in natura com a casca. Ela pode ser utilizada em molhos, saladas, sucos, compotas, doces e sorvetes. Acompanha pratos gordurosos, além de ornamentar diversas receitas culinárias.

Pode ser utilizada como planta ornamental, em diferentes projetos de paisagismo enfeitando praças, ruas e canteiros.

Onde encontrar a Kikan?

Ela é encontrada em pomares das casas de roça, em lavouras para finalidades comerciais, em feiras livres, mercados municipais e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

Kikan

Kikan

Kikan

Kikan

Be the first to comment on "Kikan pequena mas poderosa para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.