Acelga, hortaliça repleta de nutrientes para a saúde

Avalie esta postagem

Acelga ( Beta vulgaris cicla) de origem asiática, cultivada desde a antiguidade, principalmente pelos fenícios, que viviam no território onde  atualmente representa o Líbano. Ela e a beterraba representam uma só planta; além de ser conhecida também como couve-chinesa e beterraba branca.

A cultura da Acelga remonta a Idade Clássica, sendo muito apreciada pelos gregos e romanos que a utilizavam desde a antiguidade, fazendo parte de seus jardins e quintais; além de servir para alimentar os animais.

Cultivo da Acelga

A hortaliça prefere temperaturas amenas, que variam entre 15 a 19 graus, solo rico em nutrientes, rega contante sem encharcamento e luz solar boa parte do dia.

Propaga-se por sementes ou pela produção de mudas em sementeiras, para transplante para o local definitivo, quando as mudas tiverem aproximadamente 5 cm.

A colheita das folhas, que podem ser lisas ou crespas, acontece aproximadamente entre 60 a 85 dias, após o plantio, dependendo das condições climáticas. Ela se apresenta nas cores rosa, vermelho, amarela e laranja. Suas flores são polinizadas por insetos.

Propriedades da Acelga

A hortaliça é rica em fibras, vitaminas C e E, betacaroteno (provitamina A), ácido fólico e niacina (vitamina B3); além dos sais minerais ferro, fósforo, manganês, cobre e zinco. Ela possui propriedades antioxidante, laxante, digestiva, antiflatulência e anticancerígena.

Benefícios da Acelga

Consumida regularmente, ela auxilia na prevenção do envelhecimento precoce, no fortalecimento do sistema imunológico, na saúde da visão, no bom funcionamento intestinal; além de ajudar em dietas de emagrecimento por ser rica em fibras e pouco calórica.

Acelga na culinária

Ela é usada em diversas receitas tais como em saladas, ensopados, picles, bolinhos; além de acompanhar diversos pratos e criações da alta gastronomia.

Onde encontrar?

Ela é facilmente encontrada em feiras, mercados; além de sites que comercializam sementes e mudas de plantas. Ela é de fácil cultivo, podendo fazer parte de pequenas hortas domésticas. Em algumas regiões ela é usada para finalidades ornamentais.

Acelga (foto fonte https://www.floresyplantas.net/acelga/)

Acelga (foto fonte https://www.floresyplantas.net/acelga/)

Acelga (foto fonte http://www.fecoagro.com.ar/acelga-una-verdura-muy-apreciada/)

Acelga (foto fonte http://www.fecoagro.com.ar/acelga-una-verdura-muy-apreciada/)

Be the first to comment on "Acelga, hortaliça repleta de nutrientes para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.