Os sapos e as pererecas são animais que aparecem com muita frequência durante as épocas mais chuvosas e quentes.
E, convenhamos, a maioria das pessoas se assusta ao vê-los próximo (ou dentro) das residências e, em muito dos casos, acabam matando-os por associá-los a doenças ou a animais venenosos ou, mesmo, por repulsão natural ao anuro. Ah… e o medo, aversão a anuros (sapos, pererecas,rãs…) tem nome: batracofobia!

Sapos e Pererecas
Inicialmente, é preciso entender que a maioria destes vertebrados não causa mal à espécie humana. Há, sim, espécies portadoras de veneno como o sapo de Lehmann (Oophaga lehmanni), o kambô (sapinho verde usado em rituais indígenas na Amazônia) e diversos outros da família Dendrobatidae e Hylidae mas, que normalmente, não invadem residências. Ah… normalmente as espécies venenosas possuem coloração vistosa, tecnicamente chamada de aposematismo ou coloração de advertência.
Voltando aos anuros mais comuns, estes vistos em áreas mais alagadas e até mesmo em residências, a pele contém toxinas que os protegem de predadores, fungos e bactérias, mas que não causam riscos ao homem. A pele úmida do bichinho também é condição para que ocorra a respiração cutânea, visto que o pulmão é pouco eficiente para as trocas gasosas.
Você sabe diferenciar um sapo de uma perereca?
À primeira vista, uma pessoa leiga pode até confundir os dois animais. Contudo, com um pouco de atenção e treino, em pouco tempo, a pessoa distingue facilmente um sapo de uma perereca. Vamos às diferenças??
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!1ª) As pererecas possuem ventosas nos dedos, que as possibilitam grudar em superfícies lisas, como folhas, paredes, azulejos e outras. Na foto abaixo é possível ver essas ventosas.
2ª) Os sapos possuem pele mais áspera, frequentemente cheia de pequenas verrugas, enquanto as pererecas possuem pele lisa.
3ª) Os sapos podem apresentar uma saliência sobre os olhos – é a glândula paratoide – chamada de glândula de veneno. Mas não se preocupe: o animal não consegue expelir a secreção tóxica sem que a glândula seja pressionada. E, também, não oferece risco ao ser humano. É uma estratégia de defesa quando abocanhados por algum predador.
4ª) As pererecas possuem os olhos grandes e saltados, característica que não ocorre com os sapos.
5ª) As pererecas possuem pernas finas e longas, capazes de dar grandes saltos; já os sapos possuem pernas curtas e dão saltos pequenos.
E aí, aprendeu?
Lembre-se de que sapos e pererecas têm importante papel ecológico, uma vez que se alimentam de artrópodes (insetos, principalmente) desempenhando, assim, importante papel no controle populacional de diversas espécies.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp