Alfarroba (Ceratonia Siliqua L.) de origem indefinida; mas encontrada em tempos primórdios em áreas de Mediterrâneo e difundida em outros continentes pelos árabes.
Conhecida por outros nomes tais como alfarrobeira, fava-rica, figueira-do-Egipto, pão-de-João, pão-de-São-João; figueira-de Pitágoras e como chocolate saudável.
Os seus frutos são comestíveis, ricos em açúcar, amido e proteínas; muito utilizados para produzir substitutos do chocolate e do cacau. Em tempos remotos suas sementes, duras e pardas, eram utilizadas como medida de peso.
Conheça a Alfarrobeira
É uma árvore de médio porte, que pode alcançar até 10 metros de altura, pouco exigente em relação ao solo e à irrigação. Adapta-se também em solos arenosos e diferentes climas. Sua inflorescência possui forma de espiga e seus frutos em formato de grandes vagens, que se abrem quando amadurecem; possuem aproximadamente 16 sementes de cor marrom e adocicada. Propaga-se por sementes ou mudas.

Propriedades da Alfarroba
Fonte de carboidratos, fibras, vitaminas A, do complexo B, C e diversos sais minerais tais como ferro, cálcio, potássio e sódio. Possui propriedades antioxidantes, laxante, saciante, adstringente, antidiarreica, afrodisíaca e reguladora dos níveis de glicemia.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Benefícios da Alfarroba
Ela ingerida regularmente, em doses moderadas, auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção do envelhecimento precoce, na regulação do intestino, nos níveis do colesterol e da pressão sanguínea. Ela tem sido usada como substituto ao chocolate, por ser menos calórica e possuir menos teor de gorduras; além de ser isenta de glúten.
Aplicações da Alfarroba
Ela tem sido utilizada na fabricação de chocolates mais saudáveis, menos calórico e sem glúten. Ela é amplamente utilizada na cosmetologia para fabricação de variados cosméticos e produtos de higiene.
Usada em forma de farinha na preparação de bolos, biscoitos, cookies e diversas receitas culinárias. O pó das sementes pode ser utilizado para adoçar leite e em diversas preparações.
As sementes são alvo de pesquisa da Universidade de Algarve, Portugal, que tem demonstrado bons resultados relativos à ação anticancerígena e na produção de remédios para tratamentos da Aids e doenças cardiovasculares. As pesquisas ainda necessitam de mais testes e em breve serão divulgados os resultados mais consistentes.
Onde encontrar a Alfarroba?
Ela é encontrada em feiras livres, mercados municipais, em lavouras comerciais e em sites que comercializam produtos naturais e orgânicos.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp