Benefícios da Hera para alívio da tosse e problemas respiratórios

5 (100%) 1 vote[s]

Hera (Hedera helix) é uma trepadeira, conhecida desde a antiguidade, por causa de suas propriedades medicinais; além de empregada na medicina popular.

Ela é conhecida popularmente por vários nomes tais como Aradeira, Hedra, Hera-dos-muros, Hera-inglesa, Hera-trepadeira, Hera-verdadeira, Heradeira e Hereira; além de estar reunida em aproximadamente 15 espécies.

Descrição

A planta possui textura semi-lenhosa com ramos longos e reptantes, com raízes adventícias, que lhe dão característica de trepadeira. Ela prefere temperatura amena e frequência de rega.

Hera (foto //www.consultaplantas.com)

Hera (foto //www.consultaplantas.com)

Possui folhas simples, persistentes, verde-escuras, brilhantes, coriáceas, alternas, lobuladas ou cordadas e podem variar nas tonalidades branca, prata ou amarela; de acordo com as diversas variedades.

As inflorescências são pequenas umbelas com flores hermafroditas, em tons amarelo-esverdeadas de pouca importância ornamental; mas que atraem abelhas e borboletas na primavera e verão. Os frutos são globosos, pequenos e negros; além de servir de alimento a diversos pássaros, embora sejam tóxicos ao homem.

Possui alta capacidade de fixação, sendo ideal para forrar esculturas feitas de arame e outros substratos, dando forma, volume e textura às superfícies. Propaga-se por sementes ou estaquias. É de fácil cultivo, sendo pouco exigente em relação aos cuidados para seu desenvolvimento.

Propriedades Medicinais

A planta é rica em propriedades medicinais tais como expectorante, broncodilatadora, mucolítica e antitussígena.

Serve para quê?

A planta é amplamente usada pela indústria farmacêutica para a produção de xaropes para alívio de tosses, catarros e como expectorantes das vias respiratórias.

Ela é amplamente utilizada ainda como forração sob copas de árvores, em canteiros, ou como revestimento. Além disso é um trepadeira interessante em diversos tipos de suporte, como treliças, árvores; ou ainda para embelezar muros e cercas vivas.

Hera (foto //www.plantasinterior.com)

Hera (foto //www.plantasinterior.com)

Onde encontrar?

Facilmente encontrada em forma de xarope, em paredes e muros; ou em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

 

 

 

Be the first to comment on "Benefícios da Hera para alívio da tosse e problemas respiratórios"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.