Cravo-de-defunto: além de belo é repleto de propriedades terapêuticas

Cravo-de-defunto (Tagetes patula) de origem mexicana, mas inserido no Brasil há centenas de anos; sendo muito popular nos jardins e canteiros das diversas regiões do País.

Na antiguidade ele era utilizado para enfeitar os caixões dos mortos, por isso é conhecido desde então como cravo-de-defunto.

Ele é difundido em vários continentes e possui vários nomes populares tais como cravo, cravo-francês, rosa-da-Índia, tagetes e tagetes-anão.

Cravo-de-defunto

Tagetes patula (foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Cultivo da espécie

A planta é de pequeno porte, que pode alcançar até 40 centímetros, de fácil cultivo e crescimento rápido. Prefere solos ricos em nutrientes, rega constante sem encharcamento, luz direta poucas horas do dia e clima mais ameno, mas é bem resistente ao calor. Produz belas flores que variam do laranja ao marrom. Propaga-se por sementes ou mudas.

Propriedades terapêuticas

A planta é rica em vitamina C; além de apresentar diversas propriedades terapêuticas tais como analgésica, aperitiva, antiespasmódica, antirreumática, antioxidante, antitussígena, laxativa, cicatrizante, pesticida orgânico, purgativa e vermífuga.

Cravo-de-defunto

Cravo-de-defunto (foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Benefícios do Cravo-de-defunto

Ele é amplamente utilizado na medicina popular, em forma de chá, banho ou emplastro para alívio de resfriados, tosses, prisão de ventre, reumatismo, furúnculos, dores lombares, para o fortalecimento do sistema imunológico e prevenção do envelhecimento precoce. Ele é usado ainda para problemas de pele tais como as temidas acnes e cicatrização de feridas.

O óleo extraído da planta é usado como pesticida para lavouras orgânicas; apresentando efeito satisfatório na eliminação de algumas pragas.

A planta é utilizada em variados projetos ornamentais, pois chama atenção pela beleza fazendo parte de canteiros, jardins, praças e jardineiras.

Cravo-de-defunto (foto: Ângela Quinelato - www.coisasdaroca.com)

Cravo-de-defunto (foto: Ângela Quinelato – www.coisasdaroca.com)

Onde encontrar o cravo-de-defunto?

Ele é encontrado em quintais das casas de roça, em floriculturas, feiras livres, mercados municipais e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

Ele é encontrado ainda na região sul do País, como na cidade de Gramado, colorindo a região com seus belos tons alaranjados.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

1 Comment on "Cravo-de-defunto: além de belo é repleto de propriedades terapêuticas"

  1. Marinete patrocinio | 10 de maio de 2019 at 20:13 | Responder

    Eu amei saber dos benefício que o cravo de defunto tem,eu do faltou falar sobre a cura para a denque eu tenho uma plantaçao aqui no quintal

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.