Benefícios da Bertalha para a saúde do organismo

5 (100%) 1 vote[s]

Bertalha (Basella sp) é uma planta de origem asiática, muito popular entre os indianos; mas encontrada em diversas regiões do planeta; por ser de fácil cultivo. Ela é conhecida ainda como espinafre-indiano, sendo amplamente empregada na culinária asiática.

Ela é conhecida como PANC, Planta Alimentícia não Convencional, sendo muito benéfica para o organismo, por causa de seus inúmeros nutrientes.

Bertalha (foto //www.mundoboaforma.com.br)

Bertalha (foto //www.mundoboaforma.com.br)

A hortaliça está reunida em várias espécies, mas as mais conhecidas são Basella alba (de caules claros e flores brancas) e Basella rubra (com floração vermelha, caules vermelhos e mais rica em ácido oxálico que a variedade alba).

Não dever ser ingerida crua por causa da alta concentração de ácido oxálico, que pode afetar a saúde dos rins.

Descrição

A planta é uma trepadeira que pode atingir até 10 metros de comprimento, dependendo da variedade cultivada. Possui folhas espessas, brilhantes e em tonalidades verdes. Produz pequenos frutos de cor púrpura. Propaga-se pelas sementes ou pela divisão dos ramos. Prefere clima mais ameno e exigente em relação à frequência de rega e qualidade do solo.

Propriedades

Ela é rica clorofila, vitamina A, vitamina B2, vitamina B5, vitamina B6, vitamina C; além dos sais minerais tais como ferro, fósforo, cálcio, potássio, fibras, proteínas, cobre, manganês, zinco e magnésio. Possui propriedades antioxidante, adstringente, anti-inflamatória e emoliente.

Serve para quê?

Bertalha (//luirig.altervista.org)

Bertalha (//luirig.altervista.org)

Ingerida regularmente auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, na saúde da pele, do intestino e na prevenção do envelhecimento precoce.

Suas folhas espessas e as pontas dos ramos podem ser consumidos preferencialmente refogados ou cozidos. O suco púrpura de seus pequenos frutos pode ser usado como um corante natural para alimentos e até no processo de fabricação de alguns vinhos.

Onde encontrar?

Ela é facilmente encontrada em feiras livres e mercados municipais, além de cultivada em hortas domésticas, por ser de fácil cultivo.

Be the first to comment on "Benefícios da Bertalha para a saúde do organismo"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.