Benefícios do Fel da Terra para a saúde e bem-estar

5 (100%) 1 vote[s]

Fel da Terra (Centaurium erythraea) é de origem europeia reunida em aproximadamente 700 espécies, sendo encontrada em várias regiões do planeta; além de muito popular entre os indianos, na medicina ayurveda.

Ela é usada desde a antiguidade por causa de suas inúmeras propriedades medicinais, sendo muito aplicada na medicina popular.

Descrição

A herbácea geralmente prefere regiões montanhosas para seu crescimento, cuja altura varia de 10 a 35 cm de altura, que pode variar de acordo com a região. As flores, que chamam atenção pela beleza podem ser azuis ou rosadas.

Fel da Terra (foto //keyserver.lucidcentral.org)

Geralmente o caule é ereto, liso, solitário e ramifica-se na parte superior. As folhas possuem forma arredondada e há grande produção de flores. O fruto possui formato de cápsula cilíndrica. Propaga-se por mudas ou sementes.

Propriedades medicinais

A planta é rica em propriedades medicinais tais como cicatrizante, calmante, laxante, purgativa, vermífuga, estimulante do suco gástrico, antipirética, analgésico e anti-inflamatória; além de proporcionar aumento da produção de saliva e de secreção gástrica.

Serve para quê?

Ela é usada na medicina popular sendo indicada para auxiliar no controle da diabetes, para baixar a febre, tratar doenças do fígado, doenças nervosas, dor de barriga, tosse, hepatite, icterícia, vermes, cansaço, anorexia e estresse, entre outros males.

Fel da Terra (foto //www.herbalhealinginc.com/product/centuary-centaurium-erythraea)

Fel da Terra (foto //www.herbalhealinginc.com/product/centuary-centaurium-erythraea)

Ela usada ainda em forma de florais para ajudar pessoas tímidas, quietas, bondosas, gentis; além de ajudar as pessoas ansiosas.

Utilizada ainda para tratamentos de vermes, em cães e gatos na forma de floral do sistema Bach; além de ajudar animais excessivamente submissos, inseguros e ansiosos, que chegam a se urinar por subserviência.

Onde encontrar?

Ela pode ser encontrada em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Benefícios do Fel da Terra para a saúde e bem-estar"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.