Esquilo, um dos roedores mais tímidos das matas brasileiras

Rate this post

O esquilo (Guerlinguetus ingrami), também conhecido como serelepe, caxinguelê ou quatipuru, é um dos roedores mais dificilmente vistos no Brasil. Habitante da Mata Atlântica, mas encontrado desde a Bahia até o Rio Grande do Sul, é um mamífero que chama a atenção por sua esperteza; mas também por sua fofura, que é famosa principalmente entre as crianças.

Esquilo (foto: https://institutojapi.org/)

Descrição

Normalmente, apresenta pelo marrom, sendo que a parte ventral possui coloração mais clara, e possui listras na parte anterior e acima dos olhos; pode medir em torno de 20 cm, sendo que sua cauda, extremamente peluda, tem um comprimento médio de 18 cm, podendo chegar a ser maior do que o próprio corpo. Seu peso médio é de 200 gramas, mas pode pesar até 300 gramas. Além disso, tem uma característica bastante peculiar, que consiste em suas orelhas grandes e bastante visíveis.

Como vive o Esquilo?

O caxinguelê é um animal de hábitos diurnos, que é encontrado normalmente sozinho, ou em pares, principalmente no período reprodutivo. Vive em árvores, em ocos no tronco, de onde saem para conseguir alimento; dentre suas preferências estão frutos, flores, sementes, fungos e até mesmo alguns invertebrados, como larvas de besouros. Ao se alimentar de sementes, tem o hábito de enterrá-las antes de comer, e acaba esquecendo sua localização. Desse modo, contribui para a preservação da biodiversidade, uma vez que estas sementes germinam e dão origem a novas árvores; como a grandiosa araucária.

Serelepe (foto: https://geisertrivelato.webs.com/)

O serelepe não recebe esse nome em vão: é um animal muito esperto, sendo extremamente ágil e arisco. Quando se sente ameaçado, fica

paralisado, até o predador se afastar e ele fugir rapidamente. Esse mamífero também é capaz de saltar longas distâncias, sendo comum um salto de até 5 metros entre um galho e outro; e possui visão e audição bastante aguçadas.

No que se refere à reprodução, é um animal que vive até 15 anos, e que atinge maturidade sexual já no primeiro ano de vida. Sua gestação dura em torno de 45 dias, e pode originar de dois a três filhotes. A fêmea é a principal responsável pela defesa dos filhotes, uma vez que, ao se sentir ameaçada, leva seus filhotes pela boca até um local seguro.

 

Be the first to comment on "Esquilo, um dos roedores mais tímidos das matas brasileiras"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.