Dente-de-leão hortaliça que possui diversas finalidades e nutrientes

Dente-de-leão (Taraxacum officinale) é uma planta alimentícia não convencional, também conhecida como PANC, encontrada em várias regiões do planeta. Sua origem é incerta, mas acredita-se que ela surgiu no continente europeu.

Ela é conhecida por vários nomes tais como taraxaco, taráxaco, pára-quedas, amor-de-homem, amor-dos-homens, chicória-louca, chicória-silvestre, radite-bravo, relógio-dos-estudantes, coroa-de-monge e Soprão.

Ela possui sabor levemente amargo, mas é empregada em várias preparações culinárias e na medicina popular para o alívio de variadas enfermidades.

Conheça o Dente-de-leão

A hortaliça é de pequeno porte, chega a alcançar até 1 metro de altura, prefere clima temperado, solo rico em nutrientes e rega constante sem encharcamento. Produz flores verdes, flores amarelas, muito vistosas. Sua propagação acontece pelo vento, que semeia suas sementes por longas distâncias e em variadas regiões.

Propriedades do Dente-de-leão

A planta de ciclo perene possui vitaminas A, B e C, é rica em ferro, potássio, magnésio, cobre; ferro e ácido fólico; além de antioxidantes, fibras, aminoácidos e proteínas.

Ela possui propriedades digestiva, diurética, antimicrobiana, antifúngica, inseticida, fungicida, vermífuga, antitumoral e desintoxicante.

Ela ingerida in natura auxilia na saúde intestinal, facilita a digestão, fortalece o sistema imunológico e previne o envelhecimento precoce.

Utilização do Dente-de-leão

Suas folhas novas podem ser consumidas in natura em diversas saladas, sucos verdes, cozida ou refogada.

Suas raízes, folhas e flores também são usadas na produção de algumas bebidas alcoólicas ou não alcoólicas, incluindo algumas variedades de cerveja.

As raízes, torradas e moídas, podem ser usadas como um substituto do café; além de amplamente utilizada na medicina popular.

Muitas espécies da hortaliça são comestíveis; e o látex extraído de algumas espécies pode ser usado para a produção de borracha natural.

Suas folhas, em forma de suco, ajudam no controle da diabetes, pois estimulam a produção de insulina do pâncreas, mantendo baixo nível de açúcar no sangue. Auxilia na limpeza do organismo; além de melhorar a saúde da pele e na cicatrização de acnes e pequenas feridas, se aplicadas no local machucado.

Onde encontrar o Dente-de-leão?

Ela é encontrada em quintais das casas de roça, em pastagens, em beiradas de lagos e rios. Ela é considerada uma erva daninha, por ter fácil crescimento e adaptação, além de rápida propagação ao invadir plantações e canteiros.

Era muito comum as crianças da roça brincarem com suas flores maduras, que ao serem sopradas, espalhavam suas sementes ao sabor do vento.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Dente-de-leão

Dente-de-leão

Dente-de-leão

Dente-de-leão

Dente-de-leão

Be the first to comment on "Dente-de-leão hortaliça que possui diversas finalidades e nutrientes"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.