Coentro do Mato repleto de benefícios para a saúde

4.7 (94.29%) 7 votes

Coentro do Mato (Eryngium foetidum L) é uma hortaliça originada na América Central; e disseminada em várias regiões do planeta. Conhecida desde a antiguidade, sendo cultivada e usada para várias finalidades culinárias e na medicina popular.

Ela é muito popular entre os baianos, paraenses e amazonenses, sendo conhecida popularmente por  coentrão, nhambi e coentro selvagem, no sudeste; no Pará por chicória do Pará, chicória do norte e chicória da Amazônia. Em alguns países, como México, é chamado de Culantro. Conhecida também como coentro japonês e coentro africano.

A  hortaliça tem sido considerado como PANC, planta alimentícia não convencional, pois ainda é considerada como mato e poucas pessoas sabem de seu poder para a saúde.

Conheça o Coentro do Mato

A hortaliça adapta-se bem a clima quente, prefere solo fértil, úmido sem encharcamento. Produz folhas grandes e duras. Propaga-se por sementes ou mudas, sendo encontrada comumente em hortas domésticas, se fazendo presente em variadas preparações culinárias.

Suas folhas e caules são usados como especiarias, condimentos e ervas culinárias em saladas, molhos, temperos, sopas, sucos verdes, cremes e recheios de variadas preparações. A utilização da planta poderá ser de acordo com a criatividade do cozinheiro.

Propriedades do Coentro do Mato

A hortaliça possui várias propriedades tais como afrodisíaca, anti-séptica, antidiarreica, emenagoga, repelente e antigripal.

Possui vitaminas A, B1, B2 e C; sais minerais tais como cálcio e ferro, excelente fonte de fibras e antioxidantes.

Ela é usada em forma de chá, na medicina popular, para alívio de vômitos, diarreia, gripes, resfriados, controle da diabetes, para regular a menstruação e para a retenção de líquidos. Ajuda na limpeza de feridas e machucados, além de atuar como repelente de insetos.

Onde encontrar a hortaliça?

Como é de fácil cultivo poderá fazer parte de sua horta doméstica, mas ela é encontrada em feiras livres, mercados municipais e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Coentro do Mato (fonte foto: www.flickr.com)

Coentro do Mato (fonte foto: www.flickr.com)

Coentro do Mato (foto fonte: www.zoom50.wordpress.com)

Coentro do Mato (foto fonte: www.zoom50.wordpress.com)

3 Comments on "Coentro do Mato repleto de benefícios para a saúde"

  1. Roseli Aparecida Neves Aparecida | 21 de setembro de 2018 at 02:01 | Responder

    Eu não consigo achar essa planta aqui no Rio

  2. Em meu quintalvtem muito
    Coentro do para ou coentro silvestre.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.