Agnocasto, desde a antiguidade, conhecido por suas propriedades

5 (100%) 1 vote

Agnocasto (Vitex agnus castus L) é uma planta de origem mediterrânea, conhecida popularmente por árvore da castidade e Alecrim de Angola.

Ela é muito popular na região norte do Brasil, principalmente em Belém do Pará; além de encontrada em diversos países. Era muito popular entre os escravos para alívio de diversos males.

Ele é usado desde a antiguidade na medicina popular, para alívio de diversas enfermidades; além de aplicado para as mulheres que queriam preservar sua castidade, pois elas colocavam as folhas em suas camas e dormiam entre elas.

Cultivo

Ele é um arbusto bastante ramificado com folhas fortemente aromáticas, com flores labiadas,  em tons violáceos e em cachos terminais. Floresce no verão e desenvolve frutos de coloração marrom, quase pretos, com cerca de 3,5 mm de diâmetro. Os frutos têm aroma e sabor semelhante à pimenta, quando maduros e secos.

Prefere clima tropical, sendo de fácil cultivo, sendo pouco exigente em relação à temperatura, mas prefere solos ricos em nutrientes e rega constante sem encharcamento. Propaga-se por sementes ou mudas.

Agnocasto (http://www.ville-ge.ch)

Agnocasto (http://www.ville-ge.ch)

Propriedades

Possui propriedades terapêuticas tais como antiestrogênica, anti-inflamatória, antisséptica, calmante, diurética e estimulante.

Serve para quê?

Na medicina popular, a planta é usada em forma de chá, para o restabelecimento das funções normais do útero e funções femininas ligadas à reprodução, isto é, a lactação; além de auxiliar na normalidade das funções reprodutivas masculinas.

Seu frutos são usados ainda para problemas digestivos; para cicatrização de feridas; para alívio de ansiedades, na regulação do ciclo menstruação e alívio das cólicas menstruais. É indicado também para ajudar a diminuir os incômodos da menopausa.

Agnocasto (foto http://www.floraofqatar.com)

Agnocasto (foto http://www.floraofqatar.com)

Onde encontrar?

Ele é encontrado em farmácias de manipulação, na forma de pó, extrato e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas. Muito popular no Mercado Ver-o-peso e entre os belenenses.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Agnocasto, desde a antiguidade, conhecido por suas propriedades"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.