Flor de São Miguel beleza que encanta

Flor de São Miguel (Petrea sp), é uma planta de origem brasileira, conhecida popularmente por Capela-de-viúva, Petréia, Touca-de-viúva e Viuvinha. Ela possui aproximadamente 30 espécies divididas entre arbustos e trepadeiras.

Conheça a Flor de São Miguel

É uma trepadeira, que produz vários ramos, muito comum em quintais e jardins de casas de roça, enfeitando o local onde se faz presente, com suas belas flores em tons lilases, muito visitadas por abelhas. Suas flores são produzidas em cachos e as cores podem variar entre o branco e o violeta, mas as mais comuns são as lilases. Elas florescem do final do inverno até o final da primavera.

Suas flores, pequenas e perfumadas, são compostas de duas estruturas: uma de pétalas azuis finas e longas, outra de pétalas roxas, curtas e arredondadas, que lhe conferem bela aparência. Há ainda uma variedade de flores brancas, mais difícil de ser encontrada. Em ambos os casos, a textura das pétalas é levemente peluda, bem suave ao toque.

Ela possui médio porte que pode atingir até 6 metros de altura, prefere solo rico em nutrientes, úmido, sem encharcamento. Sua propagação pode ser por suas sementes, mudas ou estacas.

A planta é sensível a podas, mas tolerante a geadas e a mudanças bruscas de temperatura, tornando-se uma espécie bastante comum nos jardins da região sul do Brasil.

Ela se adapta bem em vasos, jardineiras e canteiros podendo ser cultivada em qualquer espaço, desde que ela seja conduzida e podada com bastante cautela.

Utilização da Flor de São Miguel

Ela é utilizada para fins ornamentais, enfeitando canteiros, jardins, cercas vivas e estradas de chácaras. Como seus galhos crescem em abundância, será recomendável fazer o encaminhamento da planta para o efeito paisagístico ficar melhor.

Onde encontrar a Flor de São Miguel

Ela é facilmente encontrada em floricultura, feiras livres, mercados municipais e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

Flor de São Miguel

Flor de São Miguel

dsc01227

Flor de São Miguel

Flor de São Miguel

2 Comments on "Flor de São Miguel beleza que encanta"

  1. Boa tarde

    Quem me pode informar onde poderei comprar muda ou sementes da planta viuvinha?

    Moro em portugal e pago portes envio.

    O meu e.mail e facebook e [email protected]

    Muito obrigada

Leave a comment

Your email address will not be published.


*