Orégano desde os tempos mais remotos é um grande aliado da saúde

Orégano (Origanum vulgaris) é uma herbácea de origem asiática; conhecida desde os tempos mais remotos para realçar o sabor dos alimentos e na medicina popular.

A herbácea, conhecida como alegria da montanha, tinha muita importância entre os povos desde os tempos mais remotos; simbolizando a felicidade, além de fazer parte de sua farmácia popular.

Conheça o Orégano

É uma planta de ciclo perene, que alcança até 80 cm de altura, prefere solos ricos em nutrientes, rega constante sem encharcamento, luz solar direta e temperatura amena. É uma planta bem resistente ao clima e que se adapta em várias regiões.

Suas folhas são pequenas e esverdeadas; suas flores que se apresentam nas cores lilases, púrpuras ou brancas são pequenas e dependem do clima para florescerem. Elas geralmente aparecem do início do verão até meados do outono. Propaga-se por divisão de touceiras, mudas e sementes.

A planta pode ser empregada em projetos ornamentais, canteiros, jardineiras, jardins e praças; pois seu cultivo é fácil, seu crescimento rápido; além de ser bem resistente à intempéries.

Propriedades do Orégano

A especiaria possui várias propriedades terapêuticas tais como digestiva, anti-inflamatória, antibactericida, hipoglicemiante, diurética, antisséptica, expectorante, antioxidante, antitumoral e estimulante.

Utilidades do Orégano

Ele é usado como especiaria e aromatizante em diversas preparações tais como molhos, pizzas, massas, purês, cremes, saladas, carnes e peixes.

Na medicina popular, é usado em forma de chá para alívio da digestão, flatulências, tosses, na limpeza de machucados, como repelente de insetos; além de ajudar a controlar a pressão arterial e os níveis de glicemia sanguínea.

Ele contribui para o fortalecimento do sistema imunológico e para a prevenção do envelhecimento precoce, por causa de suas propriedades antioxidantes.

Ele é usado ainda pelas indústrias farmacêuticas e cosmetológicas para preparação de remédios, produtos de higiene e cuidados com a pele.

Onde encontrar o Orégano?

Ele é encontrado em hortas domésticas, quintais das casas de roça, em mercados municipais, feiras livres, em casas que vendem produtos naturais e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Orégano (Foto: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-cultivar-oregano-3037.html)

Orégano (Foto: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-cultivar-oregano-3037.html)

 

Orégano (Foto: https://blog.plantei.com.br/2015/08/11/como-cultivar-oregano/)

Orégano (Foto: https://blog.plantei.com.br/2015/08/11/como-cultivar-oregano/)

Be the first to comment on "Orégano desde os tempos mais remotos é um grande aliado da saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.