Pau-brasil, uma das árvores de maior importância para o Brasil

Rate this post

O pau-brasil (Paubrasilia echinata), é a árvore que, conforme conta a história, foi responsável por inspirar os portugueses a nomear a nova terra. Conhecida por ser uma das espécies mais exploradas pelos europeus em razão da tintura que era extraída de seu tronco; o pau-brasil tornou-se uma espécie bem menos frequente na Mata Atlântica. Ah, e vale ressaltar também que, embora atualmente seu nome científico seja Paubrasilia echinata, anteriormente, era Caesalpinia echinata, uma vez que possui características peculiares que não são encontradas nas demais espécies do gênero Caesalpinia.

Pau-brasil (foto: https://arquiflora.rio/plantas/paubrasilia-echinata/)

Descrição da espécie

Essa bela espécie é uma angiosperma eudicotiledônea de porte arbóreo, pertencente à família botânica Fabaceae, que abriga importantes leguminosas, como o feijão, o grão-de-bico e a ervilha. Caracteriza-se por ter um tamanho superior a 12 metros de altura, e um caule que pode chegar a cerca de 70 centímetros de diâmetro. Este, que é do tipo tronco, é repleto de acúleos, apêndices rígidos formados na epiderme do caule, que lhe confere um caráter espinhento.

Suas folhas são recompostas, com um grande número de folíolos primários e secundários. Contudo, o que mais chama a atenção nessa espécie são suas flores, reunidas em inflorescências terminais de cor amarela, sendo que uma das pétalas se caracteriza por ser mais avermelhada. Como o próprio nome da família indica, o fruto do pau-brasil é um fruto seco do tipo legume, repleto de acúleos, e de sementes em formado mais oval.

Pau-brasil (foto: https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/a-senhora-da-mata-entenda-como-a-maior-arvore-de-pau-brasil-do-pais-conseguiu-sobreviver-por-600-anos/)

Cultivo e utilização do Pau-brasil

Essa árvore endêmica da Mata Atlântica é muito utilizada na ornamentação de áreas públicas, haja vista sua floração exuberante. Normalmente, é uma planta que tolera bem o sol, e solos bem drenados e férteis. Além disso, para que seu crescimento ocorra da melhor maneira possível, recomenda-se proteger a muda durante o primeiro ano, principalmente em locais com meia-sombra. Ressalta-se também que o crescimento da espécie é lento, e a floração ocorre normalmente no início da primavera.

Quanto à utilização do pau-brasil, sabe-se que, nos tempos de Brasil colônia, era muito utilizado para o tingimento de tecidos, haja vista a coloração avermelhada de seu caule. Mas não somente por isso essa espécie foi extremamente explorada: sua madeira também se caracteriza por ser pesada e bem resistente, sendo muito utilizada para a fabricação de instrumentos musicais e na carpintaria naval.

Vale ressaltar também que essa bela árvore, que deu origem ao nome de uma nação, também vem sendo estudada devido às suas propriedades medicinais: isso porque, conforme observado no conhecimento popular, o chá da entrecasca é utilizado para o tratamento de doenças respiratórias, como a asma; e acredita-se que a espécie apresente propriedades adstringentes, cicatrizantes, anti-inflamatórias e anti-tumorais. Desse modo, diversas pesquisas vêm sendo realizadas com o objetivo de reintroduzir o pau-brasil em sua área nativa, possibilitando, assim, seu uso na elaboração de fármacos.

Fruto do pau-brasil (foto: https://www.soflor.com.br/produto/pau-brasil-verdadeiro-caesalpinia-echinata-3-sementes/)

Be the first to comment on "Pau-brasil, uma das árvores de maior importância para o Brasil"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.