Cocada é uma iguaria muito popular e saborosa, veja sua origem

Cocada é uma iguaria à base de coco e açúcar, preferida pelos amantes do paladar adocicado; mas não há um consenso em relação à sua origem e como começou a ser preparada.

Origem

Há relatos que ela é um doce de origem africana, pois os negros traficados em navios tumbeiros; que eram responsáveis pelos afazeres das grandes fazendas de cana-de-açúcar e café, que começaram a preparar o doce.

Os escravos tinham o hábito, de à noite, se reunirem para dançar e esquecer dos maus tratos, que sofriam na lida pesada, ao longo do dia; além de preparar doces com as frutas que eram abundantes, com o açúcar ou com o melado. As escravas ralavam o coco, preparavam a calda e acrescentavam a fruta, em grandes tachos; assentados em fornalhas, cujo fogo daria o ponto para o doce preferido por todos; sejam os senhores de fazenda ou escravos.

Cocada (foto //www.parquedoavestruz.com.br/)

Cocada (foto //www.parquedoavestruz.com.br/)

Outros acreditam que ela chegou ao Brasil com a mistura de imigrantes, das diversas regiões europeias, que ao fazer contato com os escravos; criaram um doce com a fruta tão abundante na costa brasileira, que foi introduzida no Brasil, com os colonizadores, na metade do século XVI.

Como preparar?

O coco era apanhado dos altos coqueiros, descascados e ralados. A calda preparada com açúcar em ponto de fio, era a base para acrescentar o fruto ralado.

As cocadas podem variar de tamanho e espessura do coco, pode, ainda ser brancas, beges ou escuras, dependendo do ponto que ela é retirada do tacho ou panela, ou da tonalidade do açúcar utilizado. Elas podem ser cremosas, molhadinhas ou mais sequinhas; e depende da forma a ser consumida, ou comercializada.

Tradição

Coco

Coco

Nas religiões africanas, a iguaria possui um significado especial, pois no Candomblé, a versão branca do doce se chama Santo Antônio.

Ela é usada ainda como parte das oferendas para Oxalá, o principal orixá da religião. Nas oferendas, a cocada representa a inocência das crianças.

Onde encontrar?

Ela é facilmente encontradas em feiras, mercados e ainda comercializada em tabuleiros, pelas baianas, que as comercializam no Pelourinho; sendo uma comida típica e preferida pelos visitantes da bela cidade de Salvador.

 

Be the first to comment on "Cocada é uma iguaria muito popular e saborosa, veja sua origem"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.