Taipa da antiguidade até os dias atuais entrelaçando construções

Taipa conhecida também como Pau a pique, é uma técnica popularmente utilizada no Brasil Colônia; em diversas construções e nas casas de roça de várias regiões brasileiras.

Conheça a Taipa

É uma técnica de construção antiga, que se baseava no entrelaçamento de madeiras verticais; fixadas no solo e madeiras horizontais, que eram amarradas por cipós em vigas; formando um painel perfurado pelo emaranhado de madeiras e cipós.

Tal painel seria preenchido com barro, areia ou pedra e transforma-se em parede; e foi a forma de construção muito utilizada no Brasil Colonial.

Os portugueses quando chegaram às novas terras, encontraram índios e mata fechada; tiveram que improvisar para fazer seus abrigos e tomar posse das novas terras e recorreram às técnicas utilizadas na antiguidade.

Origem da Taipa

A Taipa já era uma técnica antiga, empregada desde os tempos mais remotos no Oriente, sendo herdada dos romanos.

Na África, a técnica já era utilizada muito antes dos portugueses chegarem e colonizarem as novas terras cobertas de mata e índios; em novo continente.

Tipos de Taipa

Taipa de Mão

Chamada de pau-a-pique, taipa de sopapo, taipa de sebe, barro armado, é uma técnica em que as paredes são armadas com madeira ou bambu e preenchidas com barro e fibra.

É confeccionada com uma trama de madeira ou bambu, cipó ou outro material para amarrar a trama, barro, água e fibra vegetal, como capim ou palha. O barro e a água são amassados com os pés e; depois de bem misturados são incorporados à fibra, cuja mistura será usada para preencher a trama.

Taipa de Pilão

Neste tipo há a compressão da terra em formas de madeira no formato de uma grande caixa, na qual o barro socado é disposto em camadas de aproximadamente quinze centímetros de altura. Quando atinge mais da metade da altura recebe, transversalmente; pequenos paus roliços envolvidos em folhas, geralmente de bananeiras, produzindo orifícios cilíndricos para o formato de novas paredes.

Essa técnica é usada para formar as paredes externas e as internas; estruturais, sobrecarregadas com pavimento superior ou com madeiramento do telhado. Ela exige mais cuidado e experiência para execução.

Utilização da Taipa

A técnica fez e ainda faz parte da história brasileira, pois é muito comum encontrar em cidades históricas tais como Ouro Preto, Tiradentes e São João Del Rei; várias construções de taipa, que testemunharam várias lutas e revoltas.

Nas roças brasileiras, ainda há construções de taipa e em alguma cidades do litoral brasileiro; em suas periferias, casas construídas por taipa e com a técnica do entrelaçamento.

Evolução da Taipa

Com o passar dos anos e com a utilização da técnica; ela passou por transformações; como por exemplo, as madeiras deixaram de ser fixadas no solo, por apodrecerem rapidamente e passaram a ser fixadas em locais com concreto. As amarrações passaram as serem confeccionadas com fibras vegetais e arame galvanizado.

Atualmente construtores mais preocupados com a preservação do meio ambiente; têm organizado ecovilas com materiais mais sustentáveis e utilizado a técnica que andava esquecida.

Taipa

Taipa

Taipa

Taipa

2 Comments on "Taipa da antiguidade até os dias atuais entrelaçando construções"

  1. Essa construção e de pau a pique e não taipa .Pois a taipa e feita com argila esterco de cado e capim com paredes de tijolos de sol.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*