Dentre as aves que fazem parte do bioma caatinga, uma das principais é o tem-farinha-aí, cujo nome científico é Myrmorchilus strigilatus.
Conhecida também como piu-piu, farinha-seca e formigueiro-pintalgado, essa bela ave pode ser encontrada principalmente na região nordeste; embora também seja visualizada no norte de Minas Gerais.

Características da espécie
Assim como as demais espécies de aves, o tem-farinha-aí é um vertebrado, que se caracteriza principalmente pela presença de uma coluna vertebral; e, por estar classificado dentro do grupo das aves, apresenta corpo recoberto de penas, ossos pneumáticos para facilitar o voo, além apresentar um bico.
Classificado dentro da ordem Passeriformes, onde estão classificados a rendeira, o tiê-sangue e o sanhaço-papa-laranja; o piu-piu é um representante da família Thamnophilidae, que é composta por pequenas aves insetívoras. Com isso, seu tamanho é de pequeno porte, chegando a medir em torno de 15 centímetros, e pesando em média 26 gramas.
Com relação a sua coloração, machos e fêmeas são diferentes uns dos outros, apresentando o que é conhecido como dimorfismo sexual. Desse modo, os machos se apresentam em uma coloração amarronzada, com manchas pretas nas asas, e também na região da garganta; sendo a parte ventral mais esbranquiçada. Já as fêmeas se caracterizam pela ausência da mancha preta na garganta, e por apresentarem peito com algumas estrias em preto.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!
Hábitos da espécie
O tem-farinha-aí é um pássaro cuja dieta é marcada pela riqueza em insetos, que ficam principalmente na região da serrapilheira; embora o forrageamento também possa ocorrer no sub-bosque de florestas mais secas.
Já no que se refere a sua reprodução, ainda não existem tantos registros. O que se sabe até hoje é que é uma espécie que vive tanto aos pares, quanto em bandos mistos perto do chão; e que, no período reprodutivo, constroem ninhos com folhas secas, e que são forrados com gravetos, onde são postos os ovos. Após o nascimento dos filhotes, há registros do casal fazendo a ronda ao ninho, com vocalização bem intensa.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp