Tem-farinha-aí, uma das principais aves da caatinga

Dentre as aves que fazem parte do bioma caatinga, uma das principais é o tem-farinha-aí, cujo nome científico é Myrmorchilus strigilatus. 

Conhecida também como piu-piu, farinha-seca e formigueiro-pintalgado, essa bela ave pode ser encontrada principalmente na região nordeste; embora também seja visualizada no norte de Minas Gerais.

Tem-farinha-aí (imagem: Hector Bottai - Wikimedia Commons)

Tem-farinha-aí (imagem: Hector Bottai – Wikimedia Commons)

Características da espécie

Assim como as demais espécies de aves, o tem-farinha-aí é um vertebrado, que se caracteriza principalmente pela presença de uma coluna vertebral; e, por estar classificado dentro do grupo das aves, apresenta corpo recoberto de penas, ossos pneumáticos para facilitar o voo, além apresentar um bico.

Classificado dentro da ordem Passeriformes, onde estão classificados a rendeira, o tiê-sangue e o sanhaço-papa-laranja; o piu-piu é um representante da família Thamnophilidae, que é composta por pequenas aves insetívoras. Com isso, seu tamanho é de pequeno porte, chegando a medir em torno de 15 centímetros, e pesando em média 26 gramas.

Com relação a sua coloração, machos e fêmeas são diferentes uns dos outros, apresentando o que é conhecido como dimorfismo sexual. Desse modo, os machos se apresentam em uma coloração amarronzada, com manchas pretas nas asas, e também na região da garganta; sendo a parte ventral mais esbranquiçada. Já as fêmeas se caracterizam pela ausência da mancha preta na garganta, e por apresentarem peito com algumas estrias em preto.

Myrmorchillus strigilatus (imagem: https://www.flickr.com/photos/jquental/14168007323/)

Hábitos da espécie

O tem-farinha-aí é um pássaro cuja dieta é marcada pela riqueza em insetos, que ficam principalmente na região da serrapilheira; embora o forrageamento também possa ocorrer no sub-bosque de florestas mais secas.

Já no que se refere a sua reprodução, ainda não existem tantos registros. O que se sabe até hoje é que é uma espécie que vive tanto aos pares, quanto em bandos mistos perto do chão; e que, no período reprodutivo, constroem ninhos com folhas secas, e que são forrados com gravetos, onde são postos os ovos. Após o nascimento dos filhotes, há registros do casal fazendo a ronda ao ninho, com vocalização bem intensa.

 

Be the first to comment on "Tem-farinha-aí, uma das principais aves da caatinga"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.