Bule da antiguidade até os dias atuais servindo tradição

Bule artefato muito popular nas fazendas e pequenas casas das roças brasileiras para armazenar o café com rapadura; que era coado em mancebos e servido com as quitandas, nos intervalos do trabalho pesado dos homens da lavoura.

Conheça o bule

O bule é uma invenção chinesa, da província de Jangsu, que está a aproximadamente 193 quilômetros ao sul de Shanghi.

Os primeiros bules fabricados eram de argila roxa. O utensílio foi criado para preparação de chás, que é um costume muito antigo que remonta a 500 anos d. C.

Evolução do bule

O costume de tomar chá e servi-lo no bule, foi passado de geração em geração, conquistando outros povos e o bule acabou se espalhando em várias regiões do planeta.

O utensílio foi tomando novas finalidades à medida que se incorporava nos costumes de outros povos. Os árabes que descobriram o café, começaram a usá-lo para armazenar o líquido preto, que conquistou fama em todo o planeta.

O artefato passou da argila roxa para o barro vermelho; algumas peças eram fabricadas em esmalte, em cerâmica e posteriormente em alumínio.

Em algumas regiões são grandes obras de arte, pintadas à mão, de valor inestimável. Ele possui tamanhos variados, que vai do pequeno ao grande, dependendo do tamanho das famílias; que até meados do século do século XX, eram bem numerosas.

No Brasil, o utensílio foi muito utilizado na época do Brasil Colônia, seja nas grandes fazendas, Engenhos, ou casas de grandes e pequenos agricultores. Ainda há casas de roça, nos rincões brasileiros,  que utilizam o artefato para colocar o café quentinho para ser servido e degustado.

Onde encontrar o bule?

Atualmente ele ainda é encontrado nos interiores das cidades, que mantêm o costume de seus antepassados. Mas é mais facilmente encontrado em locais que utilizam a rusticidade como decoração; ou museus das cidades que têm o turismo rural como atrativo de visitantes, tais como Bento Gonçalves e Venda Nova do Imigrante.

Seja como for, o bule fez parte da história e testemunhou grandes transformações ao longo dos tempos.

Bule

Xícaras e bule.

Be the first to comment on "Bule da antiguidade até os dias atuais servindo tradição"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.