Figo desde a antiguidade oferecendo benefícios para a saúde

5 (100%) 1 vote

Figo (Ficus carica) fruto da figueira, que é uma planta de origem mediterrânea, mas que é encontrada em quase todo mundo.

Ele é conhecido desde os tempos mais remotos e em variadas preparações culinárias. Faz parte de citação bíblica, além de suas folhas servirem para tampar a nudez de Adão e Eva.

Há quatro variedades do fruto que são Caprifigo ( Fícus carica silvestris); Smyrna (Ficus carica smyrniaca); Comum (Fícus carica violaceae ou Ficus carica hortensis) e São Pedro (Fícus carica intermédia). No Brasil, a mais cultivada é a Ficus carica hortensis.

Conheça a Figueira

É uma árvore de pequeno porte, que chega a alcançar até 10 metros de altura, produz folhas grandes e ásperas. Prefere solos ricos em nutrientes, rega constante, sem encharcamento. Adapta-se bem a clima quente ou frio, mas não tolera geadas.

Seus frutos aparecem normalmente de dezembro a abril, são de tamanho mediano, de coloração esverdeada e ficam arroxeados quando maduros. Eles possuem casca áspera, quando estão verdes. Propagam-se por estaquias ou mudas. O látex ou “leite” produzido pela planta causa irritação na pele, por isso a colheita deve ser realizada com a proteção das mãos.

Propriedades do Figo

Ele é rico em vitaminas, fibras, proteínas, antioxidantes e sais minerais tais como cálcio, potássio, fósforo e magnésio, além de ser rico em açúcares.

Utilização do Figo

Ele é usado ainda verde para preparação de doces em calda, geleias e doce cristalizado. Na forma madura para ingestão em saladas e diversas preparações culinárias. Suas folhas são utilizadas na preparação de licores e aromatização de aguardente.

Seu consumo regular ajuda na digestão, no controle da pressão arterial, na saúde da pele, no fortalecimento do sistema imunológico, na saúde dos ossos, na prevenção do envelhecimento precoce e da anemia.

Onde encontrar o Figo?

Ele é encontrado em quintais das casas de roça, em pomares frutíferos, em feiras livres, mercados municipais e em sites que comercializam mudas e plantas.

Figo

Figo

Figo

Be the first to comment on "Figo desde a antiguidade oferecendo benefícios para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.