Benefícios e utilidades da Fava, usada desde a antiguidade

5 (100%) 1 vote[s]

Fava (Vicia Faba) é uma leguminosa, cuja origem é incerta, sendo usada desde a Idade da Pedra, como alimento e na medicina popular, por causa de suas propriedades medicinais.

Desde os tempos mais remotos era utilizada pelos gregos e romanos, por isso há estudiosos que acreditam que ela é originada da região, que atualmente pertence ao continente asiático.

Descrição

A planta adulta pode atingir até um metro e oitenta centímetros de altura. As hastes possuem forma quadrangular com várias e curtas ramificações.

Fava (//powo.science.kew.org)

Fava (//powo.science.kew.org)

As folhas são grandes, alternadas, compostas por um a três pares e possuem cor verde acinzentada. As flores são muito grandes, irregulares, de cor toda branca ou manchadas com pintas pretas e matizadas de castanho ou roxo; mas a cor poder variar de acordo com a espécie.

As vagens são alongadas, cilíndricas, por vezes achatadas, inchadas de comprimento indefinido e com numerosas sementes, que são responsáveis por sua propagação.

Propriedades Medicinais

Ela é rica em amido; sais minerais tais como ferro, potássio, magnésio; vitamina do complexo B e C; ácido fólico, carboidratos e fibras. Apresenta propriedades antioxidante, digestiva, anti-inflamatória, diurética, expectorante e antitumoral.

Serve para quê?

Ingerida regulamente ajuda na prevenção do envelhecimento precoce, no fortalecimento do sistema imunológico, na saúde da pele e do intestino.

Em países africanos, as sementes descascadas são moídas e transformadas em molho, denominado de  “shiro wot”; ou temperadas e picadas com manteiga. As sementes verdes frescas, cruas ou assadas são usadas como um delicioso lanche.

Os árabes utilizam as sementes na criação do ‘Ful medames’, prato típico do café da manhã, feito de sementes, que são picadas e cozidas com cebola, alho e ervas. Há ainda a opção de fazer uma pasta com as sementes, que é usada como recheio de sanduíche. Os indianos usam as sementes torradas e ingeridas como amendoim.

Fava (foto //jb.utad.pt)

Fava (foto //jb.utad.pt)

A planta é usada para alimentação de animais domésticos; além de servir para a fabricação de tijolos e como adubo verde. A planta seca serve para combustível do fogão a lenha.

Na medicina popular, ela é usada como diurética e tônica; além de usada para diminuição das verrugas, ao ser esfregada no local.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Benefícios e utilidades da Fava, usada desde a antiguidade"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.