Amendoim repleto de nutrientes e benefícios para a saúde

Amendoim (Arachis sp) é um leguminosa de origem americana, conhecida e cultivada em várias regiões do planeta desde os tempos mais remotos.

Conheça o Amendoim

É uma planta ramificada, que alcança até 40 centímetros de altura, adapta-se bem à variações de temperatura, mas não tolera geadas. Prefere rega constante, sem encharcamento. Suas flores são amarelas ou brancas, polinizadas  pelos insetos. Elas curvam-se em direção ao solo, até enterrar o ovário no chão para crescimento da vagem. Seu fruto, em forma de vagem, possui casca espessa, que pode conter de duas a cinco sementes, dependendo da variedade. As sementes são cobertas por uma película, com variação de cor, que vai do branco ao vermelho. Propaga-se por suas sementes.

Propriedades do Amendoim

Suas sementes são ricas em óleo (50%) e proteína (25% a 30%). Possuem bons níveis de carboidratos, diversos sais minerais e vitaminas A e B; além da E que auxilia na sua conservação. Apresentam alta qualidade nutricional, são consideradas uma rica fonte de energia e aminoácidos. Possuem propriedades antioxidantes, antimicrobiana, anti-inflamatória, anticancerígena e hipoglicemiante.

Em pesquisa realizada pela USP, Universidade de São Paulo, unidade de Piracicaba; indica que a pele do amendoim pode auxiliar na prevenção da obesidade e até da diabetes. O estudo do cientista de alimentos Adriano Costa de Camargo; apontou compostos naturais desse subproduto da indústria, que inibem enzimas ligadas à absorção de carboidratos e também de gordura.

De acordo com o pesquisador, os benefícios estão ligados a propriedades antioxidantes da pele do amendoim e também à ação dos chamados “compostos bioativos”, que diminuem a absorção das moléculas de açúcar e de gorduras, que estão relacionadas ao diabetes e à obesidade.

Utilização do Amendoim

Ele é usado em diversas receitas em várias partes do mundo e empregado em pratos doces, salgados, quentes ou frios. Ele é encontrado em preparações de doces, pudins, pavês, cremes, saladas, molhos, sorvetes e onde mais a imaginação do cozinheiro alcançar.

Seu consumo regular, in natura, em doses moderadas, ajudam na prevenção do envelhecimento precoce, no fortalecimento do sistema imunológico e na saúde do coração.

Ele é um produto versátil; pois seu óleo tem amplo mercado na alimentação animal, que usa o resíduo denominado torta. Quando refinado, é utilizado em processos da indústria farmacêutica, cosmética, alimentícia, entre outros. O óleo não refinado é utilizado como combustíveis e lubrificantes; além de ser empregado na produção de sabões especiais para o branqueamento da lã e da seda.

Onde encontrar o Amendoim?

Ele é encontrado em quintais das casas de roça, em feira livres, mercados municipais, sendo bem acessível. Mas suas sementes com as películas, que possuem mais nutrientes. Seu consumo deve ser moderado, pois qualquer alimento em excesso é prejudicial à saúde.

Amendoim

Amendoim

Amendoim

Amendoim

Rama de Amendoim

Rama de Amendoim

Fruto do Amendoim

Be the first to comment on "Amendoim repleto de nutrientes e benefícios para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.