Azeite de Dendê e suas diversas aplicações na culinária e indústria

Azeite de Dendê é extraído do fruto do dendezeiro, que é uma árvore de origem africana; que chegou ao Brasil por volta do século XVI.

O dendê é um pequeno fruto de cor alaranjada ou amarronzada; que possui uma castanha rica em óleos que dão origem a duas variedades, pois depende de qual parte é realizada para a extração. O óleo de palma é extraído da polpa; o óleo de palmiste da amêndoa.

O óleo vegetal é adorado pelos baianos, que o utilizam em diversas preparações culinárias; sendo muito popular no estado nordestino, juntamente com a pimenta. Ele é conhecido pelos africanos desde a antiguidade e em diversas aplicações.

Extração do Azeite de Dendê

A extração do azeite de dendê passa por várias etapas:

Na primeira etapa, os frutos são colhidos e aquecidos a vapor, a fim de amolecer a polpa, que facilita a separação de sua casca e a extração do óleo.

Na segunda etapa, os frutos passam por um digestor, formando uma massa que é prensada, de onde se extrai o óleo bruto de palma, que será refinado posteriomente.

Nessa etapa há a bifurcação da produção, pois o óleo bruto proveniente do fruto é encaminhado para o desaerador. A torta de frutos, que é a massa de frutos prensada sem o óleo bruto de palma, dará início ao processo de extração do óleo de palmiste, que será filtrado para posterior consumo.

No desaerador ocorre a filtragem do óleo para remoção de resíduos de torta. Em seguida, a substância é armazenada em tanques a temperatura constante de 50°C, a fim de evitar a solidificação do óleo de palma. Em temperatura ambiente, o líquido transforma-se em pasta com coloração esbranquiçada.

Propriedades do Azeite de Dendê

Ele é rico em propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, vitaminas A, C e E; sais minerais tais como ferro, cálcio e fósforo; além de rico em calorias, sendo aconselhável o consumo moderado.

Sua ingestão em pequenas doses, em saladas, por exemplo, ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção do envelhecimento precoce e na saúde do coração.

Ele possui um sabor bem característico e pronunciado que agrada a poucos, mas em doses pequenas e bem agitado pode ser incorporado em moquecas, ensopados e em diversas saladas.

Onde encontrar o Azeite de Dendê?

Ele é encontrado em feiras e mercados municipais, em sites e lojas que comercializam produtos naturais. O produto é usado ainda na preparação da sabão, detergentes e nas indústrias cosmética e alimentícia.

Dendê ( foto fonte http://suamidosun.blogspot.com.br/2012/02/dendezeiro.html)

Dendê ( foto fonte http://suamidosun.blogspot.com.br/2012/02/dendezeiro.html)

Azeite de Dendê ( foto fonte https://amo.kitchenaid.com.br/tecnicas-e-ingredientes/coloca-dende-menina/)

Azeite de Dendê ( foto fonte https://amo.kitchenaid.com.br/tecnicas-e-ingredientes/coloca-dende-menina/)

Be the first to comment on "Azeite de Dendê e suas diversas aplicações na culinária e indústria"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*