Os benefícios do atum para a saúde

O atum é um peixe que pode trazer diversos benefícios para a saúde e a boa forma, além de ser encontrado em praticamente qualquer mercado. Assim, ele pode ser uma peça chave para dietas, seja para perder peso ou para ganhar massa muscular.

O atum pertence ao gênero Thunnus, e é um dos grupos de espécies de peixes mais importantes para a economia. Eles são encontrados em regiões tropicais e subtropicais de todos os oceanos, e normalmente nadam em grandes cardumes. Mas, apesar de ser um peixe encontrado em todo o mundo, normalmente o consumimos na forma enlatada, que é mais fácil de transportar e conservar.

Atum (imagem: Canva)

Atum (imagem: Canva)

Benefícios do atum para o coração

Um dos principais benefícios do atum é a sua contribuição para a saúde do coração. Por ser fonte do ácido graxo ômega 3, o atum combate a doença arterial coronariana, ao reduzir o acúmulo de colesterol nas artérias e outros vasos sanguíneos. Além disso, esse ácido graxo também pode proteger contra as arritmias, ou o ritmo anormal do coração, um problema que pode até mesmo causar a morte.

O ômega 3 também tem propriedades anti-inflamatórias, pois ajuda a regular o funcionamento do sistema imunológico. E, ao reduzir a inflamação no organismo, o atum atua na prevenção de problemas como gota e artrite. Outro nutriente que ajuda a manter a pressão arterial sob controle é o potássio, que tem função vasodilatadora, ou seja, que relaxa os vasos sanguíneos. Assim, ao unir essa expansão dos vasos sanguíneos com o efeito anti-inflamatório do ômega 3, o resultado é que esse alimento ajuda a reduzir a pressão arterial.

Benefícios para o cérebro

O atum também é um alimento que faz bem para o cérebro, pois contém vitaminas do complexo B, como a vitamina B12, que participam ativamente do funcionamento cerebral e mantêm a saúde dos nervos. Assim, consumir o peixe regularmente pode ajudar a proteger contra o declínio cognitivo que atinge muitos idosos.

Além disso, o atum também pode melhorar o humor e prevenir a depressão, pois o ômega 3 atua na modulação dos neurotransmissores, como a serotonina, que estão relacionados ao bem-estar emocional. O ácido fólico, outra vitamina do complexo B presente no atum, também tem um papel importante na saúde mental, pois ajuda a prevenir a perda da memória e a resposta à depressão.

Benefícios do Atum (imagem: Canva)

Benefícios do Atum (imagem: Canva)

Benefícios do atum para a pele e o cabelo

O atum também pode trazer benefícios para a pele e o cabelo, pois é rico em antioxidantes, que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento precoce e pelas doenças degenerativas. Os antioxidantes também protegem a pele dos raios ultravioletas, que podem causar queimaduras, manchas e câncer de pele.

As vitaminas do complexo B também melhoram a pele e o funcionamento do metabolismo. A tiamina, por exemplo, faz com que o corpo renove as células. Já a riboflavina elimina partículas que causem danos ao seu organismo. É ainda essencial na produção de glóbulos vermelhos, que são responsáveis pelo transporte de oxigênio por todos as células do corpo. O atum tem ainda biotina, ou vitamina B7, conhecida por “vitamina da beleza”.

O atum também pode combater a caspa, pois contém selênio, um mineral que tem ação antifúngica e que ajuda a manter o couro cabeludo saudável. Além disso, o selênio também atua na prevenção do câncer, pois estimula o sistema imunológico e inibe a formação de tumores².

Como consumir?

O atum é um alimento que pode ajudar a perder peso e a ganhar massa muscular, pois é altamente proteico. As proteínas são fundamentais para o crescimento e a reparação dos músculos, e também aumentam a sensação de saciedade, fazendo com que se coma menos. Além disso, as proteínas têm um efeito termogênico, ou seja, que aceleram o metabolismo e fazem com que se queime mais calorias¹.

O atum também é pobre em gorduras e calorias, o que o torna um alimento ideal para quem quer emagrecer. Uma lata de atum em água, por exemplo, tem cerca de 120 calorias e 1 grama de gordura, enquanto uma lata de atum em óleo tem cerca de 190 calorias e 7 gramas de gordura. Por isso, é recomendado optar pelo atum em água, que é mais saudável e menos calórico.

O atum também é rico em ferro, um mineral que previne a anemia, uma condição que causa cansaço, fraqueza e falta de disposição. O ferro é essencial para a formação dos glóbulos vermelhos, que transportam o oxigênio para todas as células do corpo, inclusive as musculares. Assim, o atum ajuda a melhorar o desempenho físico e a resistência.

O atum é um alimento muito versátil, que pode ser consumido de diversas formas, como em saladas, sanduíches, tortas, pizzas, patês, molhos, entre outras. O ideal é consumir o atum fresco, que tem mais nutrientes e menos sódio do que o enlatado. Mas, se não for possível, pode-se optar pelo atum em água, que é mais saudável do que o atum em óleo.

A recomendação é consumir pelo menos duas porções de atum por semana, o que equivale a cerca de 200 gramas. No entanto, é preciso ter cuidado com o excesso de consumo, pois o atum pode conter mercúrio, um metal pesado que pode causar problemas neurológicos e renais. Por isso, é aconselhável variar o consumo de peixes, e evitar o atum em gestantes, lactantes e crianças pequenas².

O atum é, portanto, um alimento que pode trazer muitos benefícios para a saúde e a boa forma, desde que consumido com moderação e de forma equilibrada. Ele pode ser incluído em uma alimentação saudável, que também deve conter frutas, verduras, legumes, cereais integrais, oleaginosas, entre outros alimentos naturais e nutritivos.

Be the first to comment on "Os benefícios do atum para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.