Réstia de cebola, tradição presente nas roças brasileiras; como forma de armazenamento da planta tão comum na culinária de vários povos. A planta chegou ao Brasil com os primeiros colonizadores; além de conquistar seu espaço entre os brasileiros, que a utilizam em quase todas as preparações culinárias; seja doces ou salgadas.

Origem da Cebola
A cebola, popularmente acrescida nas receitas culinárias, é de origem asiática e sua produção no Brasil; teve início na região sul. Atualmente, ela é encontrada desde a região nordeste até aos estados da região sul.

Hábito de fazer réstia de cebola
O hábito de fazer réstia de cebolas ainda é comum em algumas regiões brasileiras, mas até o final do século XX, quase todas as casas de roça tinham uma réstia pendurada; além das famílias se reunirem para entrelaçar o condimento, como forma de armazenamento e duração do alimento.
Era muito comum nas roças brasileiras, as famílias consumirem apenas o que era plantado em suas terras, portanto, havia diversas formas de guardar as colheitas até a próxima safra.
O restiar, que dizer trançar as cebolas aproveitando suas folhas para fazer o trançado. O procedimento geralmente inicia-se com três cebolas; que darão a sustentação do trabalho e há o acréscimo do fruto, de um a um, até chegar ao tamanho de aproximadamente 60 cm ou mais.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Geralmente, era comum várias pessoas se reunirem para execução do trabalho; e não faltavam competições para as réstias maiores, mais bonitas e bem executadas.
O trabalho de restiar era o mais comum para armazenagem, feito em grupo de quatro; além de serem dependuradas em travessas de madeira ou bambu roliço, distanciadas em 1 m; até a cobertura do galpão, ficando cada série a distância de um metro da seguinte.
Atualmente as cebolas são comercializadas em sacos, mas existem famílias que ainda mantêm a tradição ao se reunirem, ao final da tarde, para o trança-trança de cebolas, que pode ser regado a um bom café acompanhado de bolinhos de polvilho de mandioca.
Outra aplicação da réstia de cebolas é para ornamentação de espaço culinários ou locais que têm o turismo rural como atração turística.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp