Bolo de milho, delícia gastronômica comum nas roças brasileiras

O bolo de milho é uma das diversas iguarias gastronômicas comuns no ambiente rural, que é feito geralmente a partir da receita do mingau de milho verde. Sua receita, que pode ser feita com o grão do milho, tradicionalmente é feita utilizando-se da “munha”, produto obtido após o milho ser batido no liquidificador e coado. O líquido é utilizado para fazer o mingau, conhecido também como curau, enquanto o produto fibroso é utilizado na confecção desse saboroso bolo.

Ideal para ser servido no café da manhã ou em lanches, essa iguaria é uma ótima opção para pessoas celíacas ou pessoas intolerantes à lactose. Isso ocorre pelo fato de não ocorrer o uso de farinha de trigo ou de leite na receita, sendo, portanto, uma opção rica em fibras.

Bolo de Milho (foto: Ângela Quinelato – www.coisasdaroca.com)

Receita bolo de milho

Ingredientes

  • 3 xícaras de munha de milho bem coada e amassada; ou 3 xícaras de milho verde;
  • 3 ovos;
  • 1 xícara de óleo;
  • 1 xícara e meia de açúcar;
  • 1 xícara de amido de milho;
  • 1 xícara de coco ralado ou em flocos;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 colher de fermento em pó.

Modo de fazer

Munha de milho (foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Primeiramente, adicione a “munha” do milho, ou o milho verde em um liquidificador juntamente com os ovos, o sal e o óleo. Bata bem, até formar uma massa mais homogênea. Adicione o açúcar e o amido de milho e continue batendo. Não é necessário coar a massa, pois o ideal é que o bolo fique bem fibroso. Logo após, acrescente o coco ralado e o fermento em pó e continue batendo bem. Ao final, coloque a massa em uma forma previamente untada com um pouco de óleo e leve para o forno. É importante ressaltar que o tempo de assamento pode variar conforme a potência do equipamento utilizado, variando de 35 a 50 minutos. Tente manter o fogo médio ou baixo para garantir que o bolo terá um assamento uniforme, sem haver queimaduras na parte inferior, e evitando que a parte superior fiquei crua. Bom apetite!

Be the first to comment on "Bolo de milho, delícia gastronômica comum nas roças brasileiras"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.