Bolo de geleia de amora caseira com chocolate, saborosa opção culinária

Cozinhar, além de ser um ato de amor e carinho, requer muita imaginação, criatividade e muita coragem para arriscar uma nova receita; seja uma receita salgada, como uma tapioca, ou uma tradicional feijoada; ou ainda uma receita doce, como um gelado de abacaxi, uma deliciosa cocada ou um bolo de milho. Mas, o melhor ainda é que, através da culinária, é possível dar destino a diferentes alimentos que estavam guardados há um tempo; os quais podem acabar se transformando em uma deliciosa receita.

Bolo de geleia de amora caseira com chocolate (foto: Ângela Quinelato – www.coisasdaroca.com)

E isso pode acontecer até mesmo com uma geleia de amora caseira que estava parada na geladeira, a qual pode se transformar em um delicioso bolo de geleia de amora caseira com chocolate; opção ideal para acompanhar um bom café, ou para servir de lanche da tarde com um suco, ou um chá quentinho no inverno. Que tal conferir essa receita e inovar na cozinha? Dê uma olhada!

Receia de Bolo de Geleia de Amora Caseira com Chocolate

Ingredientes

  • 3 ovos;
  • 1 xícara e meia de açúcar de sua preferência ou melado;
  • 1 xícara e 1/4 de farinha de trigo;
  • 3/4 de xícara de óleo;
  • 1 xícara e 3/4 de amido de milho;

    Bolo de geleia de amora caseira com chocolate (foto: Ângela Quinelato – www.coisasdaroca.com)

  • 1 xícara e meia de leite;
  • 3/4 de xícara de geleia de amora;
  • 1 pacote de chocolate granulado;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó.

Modo de preparo

Inicialmente, separe as claras das gemas, e bata as claras em neve. Em uma outra vasilha, adicione as gemas, o açúcar e o óleo, e bata com uma batedeira até obter um creme amarelado. Logo após, acrescente a farinha, o amido de milho e o leite. Continue batendo bem, de modo a obter uma mistura homogênea. Além disso, adicione a geleia de amora e misture. Ao final desse processo, o creme deve estar com uma coloração arroxeada.

Logo em seguida, adicione as claras em neve, o chocolate granulado e o fermento; e continue batendo. Desse modo, a massa ficará mais aerada e o chocolate promoverá o equilíbrio de sabor com a geleia caseira, a qual é mais azeda. Vale ressaltar que, caso a geleia utilizada seja industrializada, é necessário reduzir o chocolate para não ficar muito doce. Em uma forma untada, leve ao forno por 10 minutos em fogo alto, 15 minutos em fogo médio e até assar completamente em fogo baixo. Bom apetite!

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.