Uma das plantas mais utilizadas na ornamentação de jardins e parques é o girassol, uma inflorescência que chama a atenção em qualquer lugar. Seja por sua coloração exuberante, ou ainda pelo formato de suas inflorescências, ou até mesmo pelo seu fácil cultivo, essa planta vem conquistando grande espaço em diversos ambientes. Mas, você sabia que além do girassol amarelo, que é o mais comum de ser visto, existe também o girassol sol noturno?
Isso mesmo! Ao contrário do que muito se pensa, existem girassóis de diferentes cores, e o girassol sol noturno é uma dessas variedades; de coloração mais escura e que funciona como um ótimo atrativo para os polinizadores, como abelhas e beija-flores.
Características gerais da espécie
Antes de conhecer algumas das características dessa planta, é interessante conhecer um pouco de sua espécie, cujo nome científico é
Helianthus annuus, o que significa que ele é uma variedade da espécie de girassol amarelo, que é a mais comum. Essa variedade mais escura foi obtida por meio de cruzamentos entre plantas e seleção das sementes, até que se obtivesse a coloração de interesse.
Mas o que realmente chama a atenção nessa planta são suas inflorescências do tipo capítulo, as quais chegam a um número médio de 10 por pá, e que apresentam tons que variam do laranja, passando por tons avermelhados até os mais amarronzados. Além disso, suas folhas são maiores e muito pilosas, sendo até mesmo ásperas, e são dispostas em todo o caule; que pode chegar a medir até 3 metros de altura.
Como cultivar o Girassol Sol Noturno?
Por ser uma planta que pode chegar a ter um grande porte, o ideal é cultivar o girassol sol noturno em locais mais abertos, onde possa haver o desenvolvimento de suas raízes e também de suas folhas. Mas, antes disso, é interessante saber que o plantio da semente, a qual pode ser encontrada em floriculturas e sites especializados, deve ser feito em um local menor para somente depois ser transplantado para o local oficial.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!O solo deve ser bem fértil, com regas frequentes, e exposição direta à luz solar para garantir o bom desenvolvimento da planta como um todo. Caso o plantio seja feito nos meses de primavera ou verão, em que é mais adequado, sua floração ocorre após um período de 2 meses, e tem uma duração relativamente curta; de modo que cada inflorescência vive em média 1 semana.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp