O que é Bonsai, e como cultivar um em casa?

Uma das técnicas de ornamentação de origem asiática, que tem sido muito utilizada na ornamentação de muitas casas brasileiras é o bonsai, característico por seu tamanho, e que desperta muita curiosidade.

Isso porque se trata de uma arte japonesa, que demanda técnica, paciência, e muita dedicação para que a planta se desenvolva da melhor maneira possível. Por isso, conheça a seguir um pouco mais sobre o bonsai, e alguns dos seus principais tipos.

Bonsais (Imagem: Pixabay)

O que é Bonsai?

Bonsai é uma palavra cujo significado na língua japonesa é o de “árvore pequena”, que representa muito bem a característica principal dos bonsais. Mas, além disso, trata-se de uma arte milenar que permite o cultivo de árvores em miniatura, utilizando-se pequenas bandejas de baixa profundidade para seu desenvolvimento; de modo que sua morfologia se parece bastante com o tamanho original na árvore.

Normalmente sua origem se dá por meio do corte de mudas que apresentem potencial para serem cultivadas na forma de bonsai. Isso porque, embora quase qualquer espécie possa ser cultivada dessa forma, algumas apresentam características anatômicas que as tornam mais adequadas para essa finalidade.

Como cultivar um Bonsai?

Para se cultivar um bonsai, é necessário que alguns cuidados sejam tomados para que a espécie não cresça e permaneça com um tamanho pequenino. Dentre os cuidados, deve-se confinar a espécie, sempre podando sua raiz, e podando a copa mais pesada. Vale ressaltar que o ideal é sempre podar as raízes mais grossas e passar canela, de modo que haja a cicatrização da ferida na espécie; mantendo-se as raízes mais finas.

Além disso, é necessário que haja luminosidade em boas quantidades, assim como a rega, sem haver deficiência ou excesso de sol ou de água; e é fundamental que haja adubação para o melhor desenvolvimento da planta.

Uma curiosidade é que, durante o cultivo, podem ser feitas podas de esterilização, que conferem diferentes formatos ao seu bonsai; tal como pode ser visualizado na imagem abaixo.

Bonsai (imagem: Pixabay)

Principais espécies e significados

Dentre as principais espécies utilizadas para se cultivas na forma de bonsai, estão os pinheiros, a cerejeira-ornamental, a figueira, o romã; dentre outros, como a jabuticaba.

E, muito mais do que um objeto decorativo, ele também é repleto de significados. Isso porque acredita-se que quando se presenteia alguém com um bonsai, é sinal de que se deseja prosperidade; além de significar paz, equilíbrio e felicidade.

Be the first to comment on "O que é Bonsai, e como cultivar um em casa?"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.