Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar na planta pingo-de-ouro. Mas você sabia que também existe a chuva-de-ouro, mas conhecida como lofantera da Amazônia?
Pois é! De nome científico Lophantera lactescens, essa bela espécie tem origem na América do Sul, principalmente na região amazônica, e chama a atenção por suas inflorescências amareladas; que a tornam ideal para ornamentação. ]

Características da espécie
Tal como as demais espécies de plantas com flores, a lofantera da Amazônia é uma representante do grupo das angiospermas; sendo também uma integrante da família Malpighiaceae.
Com uma altura que pode atingir em torno de 12 metros, essa bela árvore possui uma copa normalmente cônica, com caule amarronzado; o qual possui pequenas estrias e calos mais vermelhos, além de secretar um látex em seus ramos. Suas folhas, brilhantes e verde escuras, são bem grandes e glabras; e apresentam nervuras bem evidentes, que facilitam sua identificação.
Contudo, o que realmente chama a atenção nessa espécie são suas inflorescências, as quais apresentam-se em tons de amarelo, e são dispostas na forma de longos cachos pendulares; que atraem abelhas, como as jataís, e outros polinizadores entre os meses de outono e inverno. A partir delas, são gerados frutos do tipo cápsula.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Como cultivar a espécie?
Por ser uma planta originada de clima equatorial e tropical, a lofantera da Amazônia deve ser cultivada sob sol pleno, com solo úmido, sem haver encharcamento; sendo possível tanto cultivá-la por meio de sementes, quanto de mudas já um pouco maiores. Assim como outras espécies, para que sua floração seja mais exuberante, deve-se podar os galhos mais antigos, para retirar os excessos. Mas, no geral, é uma planta que não requer muitos cuidados, ideal para a decoração de áreas externas.
Utilização da Lofantera da Amazônia
A chuva-de-ouro é uma planta que, além de ornamental, também se trata de uma espécie medicinal; visto que é muito utilizada por suas folhas e casca do tronco como um febrífugo em casos de infecção por malária.
Além disso, sua madeira é bastante utilizada na construção civil por sua boa densidade, e por suas propriedades de resistência a organismos xilófagos.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp