Propriedades medicinais e utilização do Guandu na alimentação e saúde

Guandu (Cajanus cajan) é uma planta de origem indiana, conhecida há mais de três mil anos; além de cultivada em todas as regiões tropicais e subtropicais da Europa e Américas.

Popularmente ela possui vários nomes tais como andu, feijão-guandu, guisante-de-angola, ervilha-de-angola, ervilha-do-congo.  Em inglês é conhecida como pigeon pea, na língua do Congo como pea, red gram, yellow dahl; em francês, ambrévade, pois d’Angole; alemão straucherbse e espanhol cachito e gandul.

Guandu

Guandu (foto http://www.unirio.br/ccbs/ibio/herbariohuni/cajanus-cajan-l-millsp)

Descrição

O arbusto possui ciclo perene, sendo de fácil de cultivo e muito produtiva. A semeadura ocorre no mês de março, em temperaturas médias que giram em torno de 20 a 30°C. Ela é resistente a seca e pouco exigente em relação a frequência de rega, devido ao seu sistema radicular profundo.

Suas folhas se apresentam trifolioladas, com folíolos lanceolados ou elípticos, e podem atingir entre 4 e 10 cm de comprimento e 3 cm de largura.

As flores são em forma de racemos terminais com 1,5 a 1,8 cm de comprimento, de cor amarela ou amarelo-alaranjado, com estandartes salpicados que podem ser púrpura ou avermelhados. Possui estrutura característica de autofecundação e são polinizadas por abelhas.

Os frutos são em forma de vagens, nas cores verde-marrom ou púrpuras, ou ainda salpicadas de marrom, e podem atingir 8 cm de comprimento e 1,4 cm de largura.

Propriedades medicinais

A planta é rica em propriedades medicinais tais como diurética, adstringente, antidisentérica, febrífuga, laxativa, anti-hemorrágica, vulnerária e antiblenorrágica.

Guandu

Guandu (foto https://antropocene.it/en/2018/01/14/cajanus-cajan/)

Serve para quê?

As folhas e flores são utilizadas, na medicina popular, principalmente na região norte brasileira, em forma de chás contra hemorragias; em gargarejos contra inflamações da garganta, tosse e bronquite.

Em outras regiões são utilizadas para alívio de febre, tosses, úlceras, dores diversas e inflamações.

Na Guiana Francesa, os nativos utilizavam suas vagens contra infecções pulmonares e infusão dos grãos (sementes) como diurética.

Ela pode ser usada na forma de alimento como importante fonte de proteína, sendo empregada em substituição a carne, molhos e sopas.

Onde encontrar?

Ela pode ser encontrada em sites que vendem sementes e mudas de plantas; e em lavouras para finalidades comerciais.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Propriedades medicinais e utilização do Guandu na alimentação e saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.