Murumuru é uma planta amazônica muito versátil para a saúde e beleza

4.1 (81.82%) 22 votes

Murumuru (Astrocaryum murumuru) é uma planta de origem amazônica; conhecida pelos indígenas desde os tempos mais remotos; na medicina popular e na alimentação.

Ele é conhecido em outros países como chechana, totose (Colômbia); huiango, unan (Equador) e orocori (Venezuela).

A planta é mais popular na região norte e nordeste, pois nas outras regiões ela é mais utilizada pelas indústria farmacêutica e cosmética para preparação de medicamentos e diversos cosméticos.

Conheça o Murumuzeiro

O murumuzeiro é uma palmeira espinhosa, em forma de touceiras, de pequeno porte, que chega a alcançar até 15 metros de altura, prefere lugares úmidos e alagados, como a Floresta Amazônica. Suas flores em forma de cachos amarelados, são muito visitados por insetos.

Seus frutos em forma de amêndoa é preferida pelos animais silvestres, além de serem comestíveis e usadas para diversas finalidades. Eles possuem polpa amarelada, adocicada e com sabor agradável. A planta é dispersada pelos animais aquáticos e terrestres ou pela água dos rios.

Benefícios do Murumuru

Ele é rico em ácidos graxos, principalmente ácido láurico, ácido mirístico, arginina e vitaminas D e E. É muito versátil, pois é usada como alimento, para a fabricação de manteiga, artesanatos e para extração do palmito.

Utilização do Murumuru

O consumo regular, em pequena doses, auxilia no bom funcionamento do sistema imunológico, na saúde dos ossos, da pele e do cabelo.

A amêndoa é largamente utilizada na indústria da cosmetologia para a preparação de sabonetes, shampoos, óleos e cremes, principalmente para a beleza e saúde da pele e dos cabelos; além da fabricação de bio-joias, que são comercializadas no Brasil e no exterior.

Suas folhas são usadas na produção do biodiesel e na cobertura das casas do ribeirinhos amazônicos, que vivem da coleta da planta.

O palmito possui sabor agradável, mas é de difícil extração, mas atualmente a manteiga extraída de suas semente que é empregada em diversas finalidades, garantindo o sustento de várias famílias.

As empresas responsáveis pela exploração das plantas têm que ter um planejamento sustentável para preservação da espécie e do meio ambiente.

Murumuru (Foto: http://oleosparatudo.com/oleo-de-murumuru/)

Murumuru (Foto: http://oleosparatudo.com/oleo-de-murumuru/)

Murumuru (Foto: http://mariaterezabedinmaneck.blogspot.com.br/2015/02/)

Murumuru (Foto: http://mariaterezabedinmaneck.blogspot.com.br/2015/02/)

2 Comments on "Murumuru é uma planta amazônica muito versátil para a saúde e beleza"

  1. RAIMUNDO NONATO ALVES DA ROCHA | 25 de julho de 2018 at 20:40 | Responder

    Ola! boa tarde! Meu nome é Nonato Rocha,moro no Município de São Paulo de Olivença- INTERIOR DO AMAZONAS, tenho uma área com mais de 3 mil arvores de Murumuru todas produzindo, sendo que no município a muitas outras área a ser exploradas, entre outras ANDIROBA, se alguém tiver interesse!!!

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.