Cumaru: desde a antiguidade oferecendo benefícios à saúde

Cumaru (Dipteryx odorata) é de origem brasileira sendo encontrada em várias regiões do Brasil e em quase toda a América.

A planta por ser de fácil dispersão é muito popular; além de conhecida por vários nomes tais como camaru-ferro, cambaru, cambaru-ferro, champanha, cumaru-amarelo, cumaru-da-folha-grande, cumaru-escuro, cumaru-ferro, cumaru-rosa, cumaru-roxo, cumaru-verdadeiro, cumbari, cumbaru-ferro e muirapagé.

Conheça o Cumaruzeiro

É uma árvore de grande porte, que pode alcançar até 40 metros de altura, de fácil adaptação ao clima tropical e à umidade do solo. Suas flores são pequenas, brancas, perfumadas e muito visitadas por abelhas. Seus frutos são ovalados e medianos, repletos de sementes negras quando amadurecem. Propaga-se por sementes ou mudas.

Seu fruto é rico em cumarina, proteína que dá sabor à baunilha; sendo amplamente utilizado em diversas preparações culinárias, em substituição a uma das iguarias mais caras do mundo, que é a baunilha.

 

Propriedades terapêuticas

Ele apresenta diversas propriedades tais como anti-inflamatória, cicatrizante, broncodilatadora, aromática, antiespasmódica, sendo usado na medicina popular, em forma de chá ou xarope para alívio de vários males.

miurapagé (foto fonte http://www.vitaminasnaturais.com/beneficios/cumaru/)

Benefícios para a saúde

Suas cascas são usadas na medicina popular, para alívio de tosses, bronquite, enfisema pulmonar; úlceras, cólicas e aftas.

Utilização do fruto

O perfume da fava do Cumaru é tão forte que é utilizado para perfumar cigarros, rapé, chocolates e bebidas, sendo um substituto da baunilha e com grande aceitação pela indústria.

Da semente se obtém também um óleo que é bastante útil para curar as úlceras da boca, é tônico do couro cabeludo e utilizado pelos índios desde longa data, para cura de vários males.

Sua madeira é bem resistente sendo empregada em diversas aplicações na construção civil e em construção de variados artefatos; além de amplamente utilizado para pisos e para fabricação de móveis.

Ele é empregado também áreas reflorestamento por se adaptar facilmente em diversos tipos de solo e temperatura.

Onde encontrá-lo?

Ele ainda é pouco consumido no Brasil, em receitas culinárias, sendo mais popular na medicina natural, mas pode ser encontrado em feiras livres, mercados municipais e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Cumaru: desde a antiguidade oferecendo benefícios à saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.