Confrei conhecido desde a antiguidade em diversas partes do planeta

Confrei (Symphytum officinale L) é de origem europeia; usado desde os tempos mais remotos; na medicina popular, em vários continentes, por causa de suas propriedades terapêuticas. Ele é conhecido também por capim-roxo-da-Rússia e erva-de-cardeal.

Em tempos remotos ele era usado na culinária para a criação de diversas receitas culinárias; mas seu consumo interno não é muito recomendável, por conter substâncias tóxicas para o fígado.

Cultivo do Confrei

É um arbusto, de ciclo perene, que alcança até 1 metro de altura, prefere solos úmidos, ricos em nutrientes e clima temperado. Nasce e cresce rapidamente formandos touceiras. Seu caule é ereto com rizomas e raízes grossos.  Possui folhas grandes, de formato ovado-agudo, de superfície ligeiramente ondulada. Produz flores em forma de sino, em tonalidades que variam de azul, púrpura-escuro ao amarelo-claro, que florescem durante todo o verão. Propaga-se por mudas ou touceiras.

Propriedades Terapêuticas do Confrei

Ele possui diversas propriedades tais como cicatrizante, analgésica, anti-inflamatória, tônicas e galactogênicas, anti-bacteriana, calmante, expectorante, adstringente e hemostática.

A planta é rica em substâncias naturais que aceleram a regeneração da pele, como taninos, allatonin, mucilagem e ácido rosemarinic. Além de ser rico em vitaminas A, do complexo B e E e minerais tais como ferro, magnésio e potássio.

Benefícios do Confrei

Todas as partes da planta são usadas externamente, em forma de chá, emplastros, pomadas e banhos para as mais diversas finalidades para manutenção da saúde da pele; tais como para aliviar acne, picadas de insetos, inchaços, dores inflamatórias, artrite, úlceras e contusões.

A tinta avermelhada extraída de suas flores são usadas para tingimento de tecidos e lãs, dando um toque colorido.

Onde encontrar Confrei?

Ele é encontrado em quintais das casas de roça, em hortas domésticas, feiras livres, mercados municipais e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas. Na Europa e Ásia, ele é cultivado e usado como forrageira para aves, por ser rico em proteínas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Confrei (foto fonte http://www.remediosdavovo.com.br/2015/03/confrei.html)

Confrei (foto fonte http://www.remediosdavovo.com.br/2015/03/confrei.html)

Confrei ( foto fonte http://deixarfluir.com.br/o-corpo/folhas-de-confrei-sao-otimas-cicatrizantes-mas-seu-cha-e-proibido/)

Confrei ( foto fonte http://deixarfluir.com.br/o-corpo/folhas-de-confrei-sao-otimas-cicatrizantes-mas-seu-cha-e-proibido/)

Be the first to comment on "Confrei conhecido desde a antiguidade em diversas partes do planeta"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.