Goivo, bela, colorida e com diversas finalidades para decoração e culinária

5 (100%) 1 vote

Goivo( Matthiola incana) é uma planta nativa da região do mediterrâneo,  e bem popular entre os europeus, que a utilizam desde a antiguidade por sua beleza e colorido. É popularmente conhecida por Goiveiro-da-rocha, Goiveiros, Goivo-encarnado e Matiola.

Cultivo do Goivo

O goiveiro é uma planta rasteira, que pode atingir até 45 cm de altura, bem resistente às mudanças climáticas, mas não suporta geadas muito fortes.

Propagado por sementes  e até por mudas, possui crescimento rápido e prefere solos ricos em nutrientes, rega constante sem encharcamento e sol pleno ou meia sombra. A planta não tolera solo encharcado.

Produz belas flores perfumadas, que aparecem na primavera, nas cores que variam do branco, rosa, vermelho e lilás.

Goivo (foto https://algarve-saibamais.blogspot.com.br/2010/09/goivos.html)

Goivo (foto https://algarve-saibamais.blogspot.com.br/2010/09/goivos.html)

Serve para quê?

Suas flores são amplamente comercializadas em floriculturas, para preparação de arranjos e buquês; além de fazerem parte de projetos paisagísticos em jardins, praças, jardineiras e canteiros.

Em algumas regiões da Europa, as flores são usadas na culinária, em diversas receitas e darão leve sabor adocicado e picante às criações.

O ideal que elas sejam cultivadas de forma orgânica, livres de agrotóxicos. Tal possibilidade ainda é pouco conhecida pelos brasileiros, que não têm o hábito de ingerirem flores em sua alimentação.

Onde encontrar?

Ele é encontrado em jardins, canteiros e praças, principalmente em regiões de clima mais ameno; além de comercializado em sites e lojas de plantas.

Be the first to comment on "Goivo, bela, colorida e com diversas finalidades para decoração e culinária"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.