Origem e aplicação da Ardísia na ornamentação de ambientes

Ardísia (Ardisia crenata) é originária da Ásia, sendo muito popular na China e Japão, além de empregada em variados projetos paisagísticos.

Ela é conhecida por vários nomes populares tais como ardísia coral, baga de coral, olhos de galinha e garganta arranhada.

Descrição

Ardísia

Ardísia (foto https://www.floridamuseum.ufl.edu/)

A espécie é uma planta arbustiva, que apresenta ramagem ereta e ramificada, de textura semi-herbácea, com altura que varia entre 0,5 a 1,8 metros. Prefere solos ricos em nutrientes e luz solar boa parte do dia.

Multiplica-se facilmente por estaquia e por sementes. Por ser fácil propagação, pode-se tornar invasora em algumas situações.

Suas folhas são perenes, cerosas, elíptico-lanceoladas, de coloração verde-escura e apresenta margens finamente onduladas e serrilhadas.

As inflorescências do tipo racemo, axilares, compostas de flores pequenas, estreladas, hermafroditas, perfumadas, de coloração branca ou rosadas, mas possuem pouco valor ornamental.

Os frutos aparecem em forma de cachos, com numerosos frutinhos esféricos, semelhantes a pequenas cerejas, de coloração vermelho-brilhante, que atraem variados pássaros.

Serve para quê?

Ardísia

Ardísia (foto https://growerjim.blogspot.com/2011/07/ardisia-crenata.html)

Ela é muito procurada e envasada para a decoração de interiores, em ambientes bem iluminados, ou em sacadas e pátios.

Pode ser utilizada no litoral, mas exigem proteção dos ventos fortes, que podem danificar a folhagem e derrubar seus belos e vermelhos frutos.

Onde encontrar?

Ela é comercializada em sites que trabalham com sementes e mudas de plantas, além de poder ser encontrada em pequenos jardins, que ganham colorido especial com seus belos frutos.

Be the first to comment on "Origem e aplicação da Ardísia na ornamentação de ambientes"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.