Plantio de milho marca início da Festa da Polenta 2022

Um dos eventos mais aguardados em Venda Nova do Imigrante é a Festa da Polenta 2022, que além de ser repleta de comidas típicas, atrai visitantes de todo o Brasil. A festa, que será realizada em outubro desse ano, terá seu início no dia 19 de março com o plantio de milho, que é a matéria prima para a elaboração do prato tradicional do evento: a polenta.

Em março, a comunidade se organiza não somente para o cultivo do milho, mas também para que haja a recriação do modo de cultivo dos tempos mais antigos; recuperando assim as tradições locais, quando os recursos não eram tão fartos quanto hoje em dia. Desse modo, os habitantes da região revivem todo o ritual de seus antepassados, que cultivavam esse alimento tão importante para a subsistência local.

E para quem gosta de conhecer um pouco mais sobre a cultura do campo, nesse plantio de milho que começa agora em março, há a reprodução das vestes típicas, com lenços, aventais, suspensórios e chapéus para todas as idades; de modo que desde a infância, haja a perpetuação das tradições da região. Além disso, os lanches também são distribuídos durante o trabalho, e há uma confraternização ao final, com muita música e comida boa.

Nessa confraternização, há comidas simples e muito saborosas, com inhame, banana, além de receitas tradicionais das “nonas”. Além da mesa farta que garante o sustento dos voluntários, há um momento de descontração, com muitas histórias e as cancionetas italianas que garantem a diversão de todos os habitantes que participam do evento.

Caldeirão de Polenta na festa (foto: Divulgação/Festa da Polenta – https://bit.ly/3sfK9Sj)

Programação Festa da Polenta 2022

A programação da Festa da Polenta 2022 será divulgada em breve no site do evento, permitindo que os visitantes se programem para participar de uma das melhores e mais deliciosas festas que ocorrem na região sudeste. Não deixe de visitar e de conhecer as tradições da vida rural da região!

Be the first to comment on "Plantio de milho marca início da Festa da Polenta 2022"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.